20/06/2015

 
Caros,
1. Foi lançada uma Iniciativa de Referendo ao “Acordo Ortográfico” de 1990.
Entre os Mandatários, estão anti-acordistas, em particular figuras públicas de todos os quadrantes.
A iniciativa partiu da Moção do Fórum “Pela Língua Portuguesa, diga NÃO ao “Acordo Ortográfico” de 1990”.
2. A Iniciativa de Referendo é obrigatoriamente votada no Parlamento.
Assim, os promotores da Iniciativa e os portugueses em geral pretendem indagar, junto das forças políticas e dos Candidatos presidenciais, que digam o que pensam acerca do “Acordo Ortográfico” de 1990; se o utilizarão no exercício do cargo, caso sejam eleitos; de que forma tencionam fazer com que Portugal se desvincule do Acordo Ortográfico de 1990, fazendo o retrocesso; em que sentido votarão a Iniciativa de Referendo na Assembleia da República.
3. Esse folheto para assinar está disponível “on line” em https://referendoao90.wordpress.com/, bem como no evento, marcado como 1.ª publicação, no Grupo do Facebook “Cidadãos contra o “Acordo Ortográfico” de 1990” (https://www.facebook.com/cidadaoscontraAO90?fref=ts); na Página "Referendo ao "Acordo Ortográfico" de 1990 (https://www.facebook.com/pages/Referendo-ao-Acordo-Ortográfico-de-1990/431340920377492fref=ts).
Para a recolha de assinaturas para uma Iniciativa de Referendo, basta colocar o nome, n.º de BI/CC e assinatura no folheto.
Estão disponíveis duas versões do folheto:
i) Folheto na vertical – fazer a descarga em https://referendoao90.files.wordpress.com/2015/06/folha-de-assinaturas_vertical.pdf; ou, no Grupo, em https://www.facebook.com/groups/acordoortograficocidadaoscontraao90/604144323022361/ (ou directamente em
https://attachment.fbsbx.com/file_download.php?id=1095161897166192&eid=AStShKxg3PbBTe3Z6AkEBX_bflSRXSZdIKHq9ATqH8wthVgE7Rk--_Wx1IgffpeQYqY&inline=1&ext=1434732117&hash=ASsk0NEjdCzzdE3o);
ii) e na horizontal - fazer a descarga em https://referendoao90.files.wordpress.com/2015/06/folha-de-assinaturas_horizontal.pdf; ou em https://www.facebook.com/groups/acordoortograficocidadaoscontraao90/604633376306789/

4. Após o folheto ser impresso, preenchido e assinado, tais subscrições deverão obedecer a duas formas de envio:

RESUMO:
1.ª forma - Imprima o folheto numa folha (frente e verso); se quiser, fotocopie também quantas vezes queira.
Preencha o nome e BI/CC; assine; digitalize. Convide o maior número de pessoas a fazer o mesmo, se puder. Envie por email o ficheiro anexado para referendoao90@gmail.com.

2.ª forma - Ou, em alternativa, imprima (e/ou fotocopie quantas vezes quiser) o folheto. Preencha o nome, BI/CC; assine; peça a mais pessoas para fazer o mesmo, se puder. Envie o impresso por Correio, para uma das duas moradas mencionadas de seguida:

i) Centro de Estudos Clássicos
ao cuidado de Maria Cristina Pimentel
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade
1649-014 Lisboa;
Ou
ii) Centro de Estudos Comparativos
Ao cuidado de Helena Buescu
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade
1649-014 Lisboa

5. Mais informações em https://referendoao90.wordpress.com/

Apelamos a todos os anti-acordistas que assinem esta Iniciativa e que façam o favor de angariar assinaturas.


_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Informações complementares:
Os Mandatários da iniciativa incluem figuras públicas da área política, do meio científico, académico, artístico e literário, cujas intervenções públicas anti-acordistas são conhecidas, designadamente:

Da área política do PS: António Arnaut, Eduardo Lourenço, Helena Roseta, Manuel Alegre;

Da área política do PSD: Pacheco Pereira, Barbosa de Melo (ex-Deputado à Assembleia Constituinte; ex-Presidente da AR, na década de 90), Manuel da Costa Andrade (reputado Professor Penalista da Faculdade de Direito de Coimbra, ex-Deputado à Assembleia Constituinte e ex-Deputado); Manuela Ferreira Leite, Mota Amaral;

Da área política do CDS: Bagão Félix e António Lobo Xavier;

Garcia Pereira (Advogado; PCTP/MRPP);

Entre as personalidades públicas independentes estão: o realizador António-Pedro Vasconcelos; a Jornalista e Professora Constança Cunha e Sá; o Sociólogo Eduardo Cintra Torres; José Sasportes, ex-Ministro da Cultura no Governo do PS de A. Guterres; Marcello Duarte Matias, ex-diplomata (designadamente em Brasília) e ex-Embaixador da UNESCO, agora jubilado; Júlio Machado Vaz, Matilde Sousa Franco, Miguel Sousa Tavares, Pedro Mexia.

Do meio artístico, o Maestro António Victorino d’Almeida; os Pianistas Artur Pizarro e Olga Prats; os Cantores Lena d’Água, Pedro Abrunhosa, Pedro Barroso; a Actriz Lídia Franco; a ex-Apresentadora da RTP Isabel Wolmar;

Do meio literário, os Poetas Casimiro de Brito e Gastão Cruz; os Escritores Afonso Reis Cabral (Prémio Leya 2015) e Teolinda Gersão (também Professora Universitária Aposentada);

Do meio científico e académico: António Feijó (Vice-Reitor da Universidade de Lisboa); Vítor Aguiar e Silva (ex-Reitor da Universidade do Minho; Professor de Literatura) António Fernando Nabais (Presidente da Associação Nacional de Professores de Português); o cientista Henrique Leitão (Prémio Pessoa 2014); os Professores Universitários Ana Isabel Buescu, Cristina Pimentel, Helena Buescu, José Pedro Serra, Maria Filomena Molder, Miguel Tamen, Teresa Cadete (Presidente do PEN Club Português), Teresa Cid e Ivo Miguel Barroso. E os Especialistas, Autores de obras em matéria do “Acordo Ortográfico” de 1990, Fernando Paulo Baptista e Francisco Miguel Valada.

12/06/2015

13 de Junho Sábado, na Feira do Livro

Vou estar de novo na Feira do Livro, no dia 13, Sábado, às 17 horas, para conversar com os amigos, na Praça Leya, pavilhão Casa das Letras, no cimo do Parque, à direita de quem sobe.

09/06/2015

Dia 10 de Junho, na Feira do Livro

Os amigos que quiserem ver-me e trocar impressões sobre os Descobrimentos Portugueses, o Renascimento ou sobre o período de D. Sebastião, encontrar-me-ão amanhã, na Feira do Livro, a partir das 18 h., na Praça LeYa, em frente do pavilhão da Casa das Letras.
 Tenho uma surpresa para os meus leitores.