07/10/2010

Broas de Mel (Alvaiade - Castelo Branco)

Atendendo ao sucesso do Bolo de Mel, das terras de Pêro da Covilhã e de Afonso de Paiva, deixo-vos aqui outra receita antiga da família Pires Ribeiro:

Broas de Mel
1 malga (caneca ou taça) de ovos inteiros
1 malga de azeite
1/2 malga de açúcar (a original leva 1 malga, mas ficam muito doces)
3 colheres de sopa, bem cheias, de mel
1 colher de chá de fermento em pó
1 casca de limão
Canela a gosto
3 malgas (cerca de) de farinha de trigo

Bate-se os ovos inteiros com o azeite, o açúcar, o mel, a casca de limão e a canela e, em seguida, mistura-se a farinha com o fermento. Deita-se a massa às colheres em tabuleiros untados com azeite e polvilhados de farinha, deixando uma boa margem entre elas porque crescem bastante (a massa não deve ficar muito corredia, para não se espalhar muito e fazer bolos muito finos, terão de corrigir com a experiência).
Cozem em forno bem quente, previamente aquecido, até crescerem (devem ficar com cerca de 7 cm. de diâmetro e bem douradas, como as da foto que acabei de fazer). São fáceis de preparar e rendem muito.
Bom apetite!

2 comentários:

Anónimo disse...

A Farinha é de trigo presumo...já comi uma versão com milho...a minha avô que era da zona de Pampilhosa da Serra, e por lá manda a maçaroca, no que toca a farinha.... Um grande abraço
José António Alves

DEANA BARROQUEIRO disse...

É de trigo, de facto, José António. Obrigada por me chamar a atenção para esse pormenor, que já acrescentei à receita. Com farinha de trigo tornam-se mais leves. Fico-lhe grata pela participação. Um grande abraço também.