18/03/2011

Tsunami no Japão - Imagens brutais


Estive no Japão, no passado mês de Dezembro, e regressei encantada com a beleza dos seus jardins e parques, com a serenidade dos seus templos e a simpatia e gentileza das suas gentes.

Convivi com algumas pessoas que têm verdadeiro carinho pela cultura portuguesa e pelos vestígios que os nossos viajantes (os primeiros ocidentais a visitar o Japão cerca de 1543) e os nossos padres lá deixaram, a ponto de haver até em pequenas cidades, museus dedicados à arte Namban, ou seja, dos Portugueses. Ou ainda a Fundação de Artes e Música de Akemi Maeda, que aprenta obras de José de Guimarães e de outros artistas nossos contemporâneos.

Assim, é mais profunda a minha mágoa pelo terrível sofrimento dos japoneses, sobretudo pelas perdas humanas, pelas vidas ceifadas e por quem tudo perdeu. Nestas fotos, as imagens valem infelizmente mais do que todas as palavras que se possam dizer. Aqui vo-las deixo, com a minha homenagem ao povo japonês, à sua dor e à coragem que lhes vai ser necessária para renascer.

VER AQUI: The Japan Earthquake and Tsunami Aftermath TotallyCoolPix

Sem comentários: