23/04/2012

A insolvência da CESodilivros

Ao blogue Cadeirão de Voltaire fui buscar esta notícia pelo interesse que tem para os que, como eu trabalham neste mundo dos livros:

A Antígona enviou este comunicado à imprensa e o Cadeirão não podia deixar de o publicar, em primeiro lugar porque importa que situações como estas sejam conhecidas, e não mantidas em silêncio, como é costume, mas igualmente porque, por aqui, também se partilham queixas relativamente a esta empresa (a última detentora da revista Os Meus Livros, que entretanto deixou de ser publicada e que deixou parte do vencimento em atraso dos seus colaboradores por pagar).

Comunicado à Imprensa – Insolvência de CESodilivros A CESodilivros, a maior distribuidora de livros em Portugal, no mercado há mais de vinte anos, acaba de pedir a insolvência, deixando em grandes dificuldades e com muitas dívidas as mais de quarenta editoras que distribuía, incluindo a Antígona e a Orfeu Negro.

Os administradores desta empresa, o Sr. José da Ponte e o Dr. João Salgado, o patrão da mesma e também proprietário da Coimbra Editora, têm-se comportado como descarados malfeitores.

Quase todas as distribuidoras de livros faliram nos últimos trinta anos. Há aqui um erro; onde está esse erro? Os meios de comunicação social têm estado silenciosos, indiferentes à desgraça dos editores e do pessoal trabalhador da CESodilivros.

Jornais e televisões andam muito ocupados com as banalidades do Governo e afins. Deseja-se que a partir desta comunicação acordem para este gravíssimo problema cultural, ficando a Antígona disponível para fornecer todas as informações necessárias."
Lisboa, 20 de Abril de 2012
Luís Oliveira Editor da Antígona

Sem comentários: