28/09/2021

PRÉMIO FEMINA 2021 - NOTÁVEIS MULHERES

 

DEANA BARROQUEIRO  GALARDOADA COM O  PRÉMIO FEMINA 2021 
PELO ESTUDO E DIVULGAÇÃO DA CULTURA, HISTÓRIA E SOCIEDADE DE MATRIZ PORTUGUESA NO ESTRANGEIRO E NA LUSOFONIA. 

Deana Barroqueiro nasceu nos Estados Unidos da América, em 1945, e emigrou para Portugal aos dois anos de idade. Licenciou-se em Filologia Românica, na Faculdade de Letras de Lisboa, seguida de uma longa carreira de professora de Língua e Literatura Portuguesa e Francesa, com muitos projectos de Teatro e de Escrita Criativa e várias obras publicadas. Tem um vasto currículo de palestras, participação em documentários nacionais e internacionais, criação de guiões para televisão e cinema e artigos para jornais e revistas literárias. 

Nos Estados Unidos da América, a escritora recebeu uma comenda pela Câmara de Newark, em reconhecimento do seu contributo para a divulgação e promoção da língua e cultura portuguesas entre as comunidades de emigrantes da América, Canadá e Europa. As suas obras eram estudadas em escolas e universidades de Paris, Bolonha e Brasil. 

Enquanto escritora, publicou uma colecção de sete romances de viagens e aventuras, Cruzeiro do Sul, sobre os Descobrimentos Portugueses; Contos Eróticos do Velho Testamento, sobre as mulheres da Bíblia, traduzido e editado em Espanha, Itália e Brasil; uma trilogia de romances que abarca toda a Expansão Portuguesa do séc. XV e XVII, O Navegador da Passagem – Bartolomeu Dias, O Espião de D. João II – Pêro da Covilhã e O Corsário dos Sete Mares – Fernão Mendes Pinto. Noutra linha temática, D. Sebastião e o Vidente (Prémio Máxima de Literatura 2007 - Prémio Especial do Júri) retrata a crise da perda da nacionalidade, retomada no seu último romance histórico, «1640» e a Restauração. 

A sua obra mais recente é uma História dos Paladares, em 3 volumes: I - Sedução; II - Perdição; III - Redenção ainda no prelo.
O primeiro volume da sua História dos Paladares I – Sedução (Dezembro 2020) foi galardoado com o Prix International de la Littérature Gastronomique 2021, pela Académie Internationale de la Gastronomie (Paris). 
https://premio-femina8.webnode.pt/

Sem comentários: