23/05/2010

Passatempo do Segredo dos Livros


Oferta de 3 exemplares de "O Romance da Bíblia"

De 1 a 8 de Junho, o blogue Segredo dos Livros, em parceria com a Editora Ésquilo, vai lançar um passatempo, onde serão oferecidos três exemplares do meu novo livro.

Fiquem atentos ao prazo e vejam como participar AQUI!


Obs: Vou ficar por uns tempos sem poder trabalhar com o computador, daí ter feito o anúncio com tanta antecedência.
Boa sorte.

Obrigada, queridos leitores!

Foi um fim de tarde/começo de noite memorável.

Fechei a minha participação na Feira do Livro de Lisboa com chave de ouro: uma conversa gostosíssima com inúmeros leitores, em alguns casos com famílias inteiras, sobre a nossa História e as suas personagens fascinantes.

Conheci um produtor de cinema que gostaria de fazer um filme sobre as viagens de Pêro da Covilhã, O Espião de D. João II. E que me afirmou que se estivéssemos nos Estados Unidos, Austrália ou Inglaterra, os meus livros seriam guiões de filmes.

Falámos também das mulheres do Antigo Testamento, da condição da mulher nos nossos dias, da sua luta ou acomodação.

Foi tão bom estar na Feira do Livro, apesar do intenso calor! Obrigada a todos os que quiseram conversar comigo.

21/05/2010

O meu último dia na Feira do Livro

Vou estar amanhã, dia 22, das 15.30 às 19 horas, pela última vez na Feira do Livro, no Pavilhão B02, da Ésquilo, a conversar com os leitores e a assinar (se alguém quiser) O Espião de D. João II (que é Livro do Dia) e O Romance da Bíblia que, de tão recente, ainda nem chegou às livrarias, mas tem já este blogue.

Espero-vos, com muito carinho, para os tais dois dedos de conversa.

19/05/2010

O Romance da Bíblia já tem Página

Caros amigos

Como tenho por O Romance da Bíblia um carinho especial, dei-lhe corpo e alma próprios, em Página virtual.

Por enquanto ainda está a tentar os primeiros passos, contudo espero que cresça depressa e, em breve, tenha novidades, entrevistas, sugestões ou críticas dos leitores, passatempos e temas com afinidade à obra.

Desde já, podem ficar a conhecer as suas heroínas.

Espero que o visitem e se tornem fãs AQUI.

15/05/2010

SURPRESA NA FEIRA DO LIVRO!

AMANHÃ, DIA 16, A PARTIR DAS 15 H: PRÉ-LANÇAMENTO DE "O ROMANCE DA BÍBLIA"

Uma surpresa do meu editor! Eu não sabia!

O Romance da Bíblia representa um olhar feminino e crítico sobre a condição da mulher no Antigo Testamento. É uma crónica da vida dos seus homens e das suas mulheres, recriada com grande rigor histórico, sem todavia descurar o intenso erotismo que impregna o livro sagrado, através do uso e abuso das suas mulheres e das artimanhas a que estas recorriam para sobreviver e até, por vezes, dominar.

Estarei na Feira do Livro, no Pavilhão da Ésquilo B02 (no início da ala esquerda, vindo do Marquês de Pombal), para apresentar o romance aos que não possam estar presentes no lançamento, dia 20, às 18 h.30, no Centro Nacional de Cultura.

12/05/2010

O Espião de D. João II é Livro do Dia


13 de Maio, Quinta-feira,das 16 h. às 19 h.

Caros amigos: Estarei à conversa com os leitores, na Feira do Livro de Lisboa, Parque Eduardo VII - Pavilhão da Editora Ésquilo (B02) e, para quem quiser, a assinar O Espião de D. João II, que é Livro do Dia.
Venham fazer-me companhia e dar um pouco à língua!

No Sábado, dia 15, lá estarei também à mesma hora.

11/05/2010

FINALMENTE o Lançamento!!!


Deana Barroqueiro, a Editora Ésquilo e o Centro Nacional de Cultura têm o prazer de convidar a todos para o lançamento da obra

O ROMANCE DA BÍBLIA
Um olhar feminino sobre o Antigo Testamento

de
Deana Barroqueiro

Dia 20 de Maio, quinta-feira, às 18 h. 30
Centro Nacional de Cultura
Largo do Picadeiro, nº 10 - 1º
Lisboa - Metro Baixa-Chiado

A apresentação estará a cargo da
Dra. Maria Manuela Gamboa

Como escreve Maria Teresa Horta, no Prefácio deste romance, a odisseia das mulheres e homens do Antigo Testamento é minuciosamente recriada pela autora com "uma escrita toda ela tecida por sensualidades e cintilações audaciosamente irónicas".

* O Romance da Bíblia é uma reedição, revista e organizada em forma de crónica/romance, num só volume, dos Contos e Novos Contos Eróticos do Velho Testamento, que já só raramente se encontram.

Mais informações e textos na
Homepage de Deana Barroqueiro

10/05/2010

II Encontro Nacional Bookcrossing/Segredo dos Livros




Organizado por Margaret Santos, do Bookcrossing, e Fátima Rodrigues, do Segredo dos Livros, no passado dia 8, no Centro Cultural da Branca em Albergaria-a-Velha, teve lugar o II Encontro Nacional Bookcrossing (um movimento de leitores que nasceu nos Estados Unidos da América), que conta com mais de 8.000 membros em Portugal.

Fui convidada, entre outros escritores, para participar no primeiro dos três painéis temáticos sobre os vários tipos de romance: “Romance/Ensaio Histórico”, com Fina d’Armada, Paulo Alexandre Loução e Sónia Louro, moderados por Sebastião Barata, do Segredo dos Livros.

Evento bem organizado, apoiado pela Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, na pessoa do seu Presidente, Professor João Agostinho Pereira, com assessoria de Margaret Santos, ofereceu um ambiente acolhedor e de muita qualidade a todos os participantes (escritores e leitores).

É de lamentar apenas que, sendo uma comunidade de 8 000 “bookcrossers”, este evento preparado com tanto empenho e trabalho pelo Segredo dos Livros e o Bookcrossing português, tenha tido uma tão fraca adesão e participação desses leitores.

Todavia, uma assistência interessada e culta proporcionou aos escritores convidados um dia de agradável e amistoso convívio, pelo que agradeço a todos, a honra do convite e o prazer que senti, lamentando não ter podido ficar para a sessão da tarde, devido ao cansaço, pelo que apresento as minhas desculpas.

06/05/2010

Celivrarias cancela pela 2ª vez o lançamento do meu livro

A CEBUCHHOL (antiga livraria Buchholz), por conveniência e interesses próprios, cancelou hoje, pela segunda vez, o lançamento de O Romance da Bíblia, quando a editora Esquilo já tinha começado a enviar os convites, tanto electrónicos como em papel, aos leitores e aos Media e eu o tinha também anunciado em todas as minhas páginas da Internet.

Parece-me, independentemente de ter sido a parte prejudicada, que o comportamento da Cebuchholz foi de uma falta de profissionalismo, para já não dizer de ética, inqualificável.

Tendo sido contactada com mais de um mês de antecedência, a livraria marcou o lançamento do meu romance para o dia 20 de Maio. Para nosso espanto (da editora e meu), alguns dias mais tarde comunicaram-nos a impossibilidade de o fazer nessa data, invocando um inesperado “overbooking”: os serviços não se tinham dado conta de que haviam marcado dois lançamentos para o mesmo dia e hora (falta de competência ou desculpa esfarrapada?).
Como ainda não se tinham feito os convites, o editor da Ésquilo, Dr. Paulo Alexandre Loução, desculpou o erro e aceitou a nova data que lhe propuseram – 17 de Maio.

Anunciámos o evento. Fizeram-se os cartazes e convites electrónicos e os de papel, marcou-se a data com a actriz Tânia Alves, que vai ler alguns excertos da obra, e com a apresentadora (a primeira convidada já não o poderia fazer nesse dia, por isso tivemos de convidar outra pessoa, dando-lhe portanto menos tempo para preparar a apresentação).

Hoje, dia 6 de Maio, estando os convites já impressos e a serem enviados, a Cebuchholz contactou o editor da Ésquilo, para lhe comunicar que tinham outro lançamento, o qual, devido à presença de uma certa entidade política, só podia realizar-se no dia e hora do nosso, pelo que a apresentação da obra de Deana Barroqueiro tinha de ser de novo cancelada.
Ficámos siderados!

Percebo que a Cebuchholz zele pelos seus interesses, até posso aceitar a sua ideia de que os meus leitores não tenham o peso de uma qualquer personalidade da Presidência da República ou semelhante, porém não consigo aceitar que os seus dirigentes não honrem um compromisso, assumido com terceiros (e com grande antecedência, para mais depois de já terem faltado uma vez à palavra dada), só porque lhes apareceu outro evento que consideraram mais vantajoso para os seus interesses, atropelando sem hesitação os compromissos que a editora e a autora haviam assumido, por sua vez, com outras pessoas, porque fizeram fé na palavra e no profissionalismo da Cebuchholz.

Ao comprometermo-nos com eles, pusemos de lado outras instituições igualmente interessantes que nos ofereciam os seus espaços. Esses dias, entre 17 e 20, são as datas possíveis para se fazer o lançamento, ainda este mês.
A Cebuchholz deixou-nos, assim, numa situação quase impossível: conseguir à última hora, em cima do acontecimento, um outro local para a apresentação. E num dia e hora em que todos os participantes, sobretudo, a apresentadora e a actriz, o possam fazer.
Ainda que na Cebuchholz nos oferecessem outra data, já não podíamos aceitar, por falta de confiança na sua palavra, pois a(má)experiência ensinou-nos que, sem qualquer escrúpulo, o podiam cancelar de novo.

Estou indignadíssima e peço desculpa, a todos os meus leitores, deste comportamento vergonhoso da parte de uma instituição ligada à cultura que, todavia, age como se desconhecesse as mais elementares regras de compromisso e cortesia.

O editor, apesar da agenda carregadíssima deste mês vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para conseguir um local para o lançamento, se possível no dia e hora anunciado, pelo que espero ter oportunidade de ainda vir a receber os meu amigos e apresentar-lhes em pessoa O Romance da Bíblia.

Nunca imaginei que haveria de passar por uma situação destas!
É realmente escandaloso e inadmissível.

04/05/2010

Conversas ao princípio da tarde


5 de Maio, Quarta-feira, 12.15 h
Auditório da Soc. Interbancária de Serviços
Rua Soeiro Pereira Gomes, Lote 1, Lisboa

Venho lembrar a todos os interessados que esta Conversa ao Fim da Tarde sobre o enigmático Espião de D. João II, promovida por Pedro Katzenstein e Jorge Soares, passou para o início da tarde e é de entrada livre. Lá os espero e serão muito bem-vindos.

03/05/2010

A Feira do Livro e os meus Leitores

É bom estar na Feira do Livro a assinar autógrafos! Mas melhor ainda é a conversa com os leitores, mais ou menos longa conforme a bicha (adoro esta palavra tão nossa, em vez da politicamente correcta "fila", introduzida à pressão como o desgraçado acordo ortográfico que os "interesses" inventaram) dos que esperam pela minha atenção é maior ou menor.

Por isso li com espanto, em mais de um blogue, as queixas de leitores por alguns autores, durante as sessões de autógrafos, mostrarem cara ou atitude de quem estava a "fazer um frete"! Se não for por outra qualquer razão pessoal, doença ou incómodo, essa aparente má vontade, se é de facto sintoma de uma penosa "obrigação", parece-me algo absurdo e em completa contradição com aquilo que deve ser a própria natureza do escritor, ou seja, o prazer e a necessidade de comunicar com o leitor.
Pelo menos aqueles que não são mediáticos, como os pivots de TV, jornalistas, políticos, "estrelas" que têm visibilidade e promoção garantida nos media, os que são apenas e visceralmente escritores de obras literárias.

Quanto a mim, no passado Sábado, estive nas minhas-sete-quintas! Perfeitamente realizada e feliz, num dia glorioso, a falar com alguns conhecidos e inúmeros desconhecidos sobre os nossos heróis e a nossa História. Creio que os leitores se divertiram também, porque várias vezes rompemos às gargalhadas como, por exemplo, quando me apareceu o Sr. Deus (disse-lhe que há quase 65 anos esperava em vão que me falasse e tinha-o agora ali, na feira do livro e ele não partiu sem me dar a bênção), a senhora espanhola que queria oferecer o livro a uma compatriota, a nova leitora que me queria conhecer ou o abençoado fã que lera todos os meus anteriores livros e gostara! Ou ainda antigos alunos (antes meninos, hoje pais e mães de família e profissionais competentes com a vida cheia) a quem deixei boas recordações e, segundo me dizem, propaguei esse mesmo amor pela nossa cultura!

Que afagos para o ego de alguém que tem realmente a paixão da escrita e que procura passá-la aos que a lêem! Ainda agora, depois de muitos milhares de livros vendidos, quando vejo alguém com uma das minhas obras nas mãos, sinto a mesma profunda emoção que experimentei a primeira vez que vi numa livraria o "Uraçá" (a obra com que me iniciei nestas lides do romance histórico). E, sobretudo sentirei sempre uma enorme gratidão por todos os que têm prazer em me ler, porque eu sou a minha escrita e a minha escrita é a minha alma.

No dia 13 e no dia 15, estarei de novo na Feira do Livro para conversar. Não precisam de comprar o livro, basta-me o convívio (o meu editor que me desculpe).

Bem hajam pela visita no 1º de Maio!