23/11/2010

Numa aula de escrita criativa


Na semana passada, a convite do jornalista e escritor José Couto Nogueira, fui a uma das suas aulas de Escrita Criativa para conversar com os seus alunos. É um privilégio estar com pessoas que gostam tanto de livros, têm tanto prazer na leitura e na escrita que se dispõem a frequentar um curso, depois do seu horário de trabalho, sacrificando o descanso, o jantar e o tempo da família, para se dedicarem a esse gosto da escrita, uns apenas por puro deleite do acto de escrever e de criar um texto seu, alguns com a ambição de se tornarem melhores escritores, outros apenas pela convivência com as obras literárias e os seus autores.

Não sei se lhes dei aquilo que esperavam; já não dou lições e só me atreveria a dá-las aos meus jovens alunos. Aos leitores adultos gosto de lhes contar histórias e falar-lhes dessa imensa paixão da escrita que foi desde sempre a essência do meu ser, a minha perdição e a minha salvação, tão necessária à minha vida como respirar. Quando falo com os leitores desnudo a alma por completo, eles vêem, então, mais de mim do que a minha família ou os meus amigos viram em muitos anos.

Gosto da partilha, da comunhão desta nossa Língua de Poetas, tão antiga e, por isso mesmo, tão rica, poderosa, dolorida e sábia. E da nossa memória colectiva, que contribuiu para fazer de mim o que sou hoje e para a transformação da poetisa que eu quis ser na escritora que sou de romance histórico.

Foi tão bom estar com esses amigos de leituras e escrevinhações! Melhor seria ainda se esse prazer foi recíproco. Porém, isso, só eles o poderão dizer.


Perdoem-me o atrevimento, queridos amigos (professor e alunos), mas não resisti a pôr aqui as vossas fotos, embora não vos tenha pedido prévia autorização. É a minha homenagem ao vosso trabalho.

1 comentário:

DEANA BARROQUEIRO disse...

Disse José Couto Nogueira:

Ora viva, Deana
Gostei de ler o seu blogue. Não há problema nenhum com as fotografias, eu é que lhe agradeço o ter lá ido partilhar a sua experiência e ainda fazer promoção do curso. Depois falei com os alunos e a sua presença foi um sucesso, gostaram muito. Quanto a mim, oiço-a sempre com prazer, porque você fala com o coração.
Bjs


23/11/2010