20/11/2010

O que dizem os meus Leitores

Sobre O Espião de D. João II

"Este livro traz-nos a história do fabuloso Pêro da Covilhã, uma personagem do renascimento português que, pelos vistos, foi muito mais importante para a nossa história do que se pudesse pensar à primeira vista.
Não é por acaso que o seu nome é desconhecido da maior parte das pessoas uma vez que ele foi um espião secreto de D. João II.
Este livro representou para mim uma série de descobertas extraordinárias e foi uma verdadeira caixinha de surpresas que, confesso, adorei.
A ideia que tenho da espionagem é a moderna que os filmes nos transmite, ao pensar em
espionagem à centenas de anos pensei que esta fosse feita por pessoas com um ar minimamente discreto (para se poderem misturar com a multidão) e o que o fariam apenas por dinheiro traindo muitas vezes o seu próprio patrono.
Ora nada podia estar mais longe da verdade relativamente a Pêro da Covilhã (ou para qualquer outro dos nomes que tenha usado) que era um homem de uma grande inteligência e cultura que nos faz lembrar algumas das mentes mais brilhantes do Renascimento, tão grandes são os seus talentos e que ao ler a sua história trazida à luz do dia graças a esta fantástica autora e ao seu rigoroso trabalho de pesquisa histórica, não nos deixa dúvidas que foi uma das mentes mais brilhantes do Renascimento português.
Não nos surpreende apenas sua boa memória ou facilidade com que aprende línguas ou muda de identidade, mas pela sua extrema fidelidade e lealdade não apenas ao seu patrono, como aos seus amigos que nos surpreende por ser extramente rara nos espiões da época.
Com este fabuloso espião somos levados a viajar por diferentes países e culturas, que não o suprendem apenas ele, mas ao próprio leitor sendo por vezes difícil mesmo acreditar na veracidade de certos factos relatos sobre ele.
Um livro delicioso, que nos proporciona uma viagem, no tempo e no espaço ao sabor de uma escrita cuidada e requintada.
Joana Dias (Páginas com Memória)16/11/2010

"Ofereci este livro à minha mãe, depois de ter conhecido a autora na Feira do livro do porto, e espero em breve lê-lo pois parece bastante interessante e o pouco que li, gostei".
Ana C. Nunes 17/11/2010

Sobre O Romance da Bíblia

"Quando tive oportunidade de conhecer e falar com a autora d'O Romance da Bíblia, fiquei com imensa curiosidade em descobrir a sua obra. E ainda bem que decidi ler este livro!
Trata-se de uma narrativa na qual desfilam as personagens mais conhecidas (e outras nem tanto) do Antigo Testamento, sempre descritas com traços de ironia e humor negro.As personalidades masculinas apresentam-se-nos fatalmente humanas e manipuláveis pelas femininas que, tendo em conta as circunstâncias que lhes são oferecidas, tentam guiar o curso da história.Esta é uma história que não tem um carácter puramente ficcional, atingindo-nos a violência, a sexualidade e a maldade por vezes descritas, levando-nos a reflectir uma vez mais sobre o papel da mulher ao longo da História.
Gostei!"
Patrícia Pereira (Segredo dos Livros) 19/11/2010

Sem comentários: