14/10/2012

Tese de Mestrado sobre O Romance da Bíblia

Poster da Iniciação Científica, na Semana do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), de Késia de Oliveira, sob a orientação da Prof. Dra. Lyslei Nascimento : "Reescrever o sagrado: mulheres e crimes em O Romance da Bíblia" de Deana Barroqueiro. Saiu este ano uma nova edição do mesmo romance com o título de "Tentação da Serpente".

Reescrever o sagrado:
mulheres e crimes em O romance da Bíblia,
de Deana Barroqueiro

 Késia Oliveira (Bolsista IC/CNPq)
Lyslei Nascimento (Orientadora)

 Resumo

Esta pesquisa visa estudar as estratégias de reescritura da narrativa bíblica na literatura a partir do conceito de crime. Para isso, serão estudados as noções de sagrado e profano, de acordo com Mircea Eliade, em uma possível relação com a intertextualidade. Nesse sentido, a apropriação de um texto sagrado, portanto, total e unívoco, como a Bíblia, pela literatura criaria desvios que podem provocar uma multiplicidade de vozes e a fragmentação ou a desconstrução de verdades absolutas. Deana Barroqueiro em O romance da Bíblia: um olhar feminino do Antigo Testamento, 2010, é uma das escritoras que, na contemporaneidade, ao reescrever episódios bíblicos, como o de Judite ou Ester, e conferir voz a personagens tradicionalmente silenciados, parece criar uma literatura em que alguns embates entre o sagrado e o profano são explorados. A metodologia desta investigação será bibliográfica com o estudo dos conceitos de intertextualidade e apropriação. Além disso, serão estudados as noções de sagrado e profano. A partir desse aparato teórico, objetiva-se elaborar uma leitura crítica de O romance da Bíblia, de Deana Barroqueiro.
Metodologia
 
A metodologia desta investigação será bibliográfica com o estudo dos conceitos de intertextualidade e apropriação. Além disso, serão estudados as noções de sagrado e profano. A partir desse aparato teórico, será feita uma leitura crítica de O romance da Bíblia, de Deana Barroqueiro.
                                               
    CARAVAGGIO, Michelangelo. Judith degola Holofernes. 1598.
Objetivos

- Estudo dos conceitos de intertextualidade e apropriação, a partir das noções de sagrado e profano;

- Leitura crítica de O romance da Bíblia, de Deana Barroqueiro.

 
Referências

_ A BÍBLIA DE JERUSALÉM. Nova edição, revista e ampliada. Trad. Euclides Martins et alii. São Paulo: Paulus, 2010. _ BARROQUEIRO, Deana. O romance da Bíblia: um olhar feminino do Antigo Testamento. Lisboa: Ésquilo, 2010. _ BUCHMANN, Christina; SPIEGEL, Celina (Org.). Fora do jardim: mulheres escrevem sobre a Bíblia. Tradução de Tania Penido. Rio de Janeiro: Imago, 1995. _ COMPAGNON, Antoine. O trabalho da citação. Trad. Cleonice Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996. _ ECO, Umberto. O sagrado não é uma moda. In: _____. Viagem na irrealidade cotidiana. Trad. Aurora F. Bernardini e Homero de Andrade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. p. 110-116. _ ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a essência das religiões. Tradução de Rogério Fernandes. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010. _ ROGERSON, John William. O livro de ouro da Bíblia: origens e mistérios do livro sagrado. Trad. Talita Rodrigues. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003. _ SANT'ANNA, Affonso Romano. Paródia, parafrase & cia. São Paulo: Ática, 1985.

Projeto de Pesquisa
Protocolos, evangelhos apócrifos e testamentos traídos: a literatura como crime

Sem comentários: