06/01/2013

Dia de Reis e Padre António Vieira


Ecce Magi ab Oriente venerunt ...

Nasceu hoje a cristandade, porque os três reis que neste dia vieram adorar a Cristo foram os primeiros que o reconheceram por Senhor, e por isso lhe tributaram ouro; os primeiros que o reconheceram por Deus, e por isso lhe consagraram incenso; os primeiros que o reconheceram por homem em carne mortal, e por isso lhe ofereceram mirra. Vieram gentios, e tornaram fiéis; vieram idólatras, e tornaram cristãos. (...)
 
Foram três, e nem mais nem menos que três, os reis que vieram adorar a Cristo, porque neles se representava todas as partes do mundo que também são três: Ásia, África e Europa. (...)
Dizem que  os três reis significavam a Ásia, a  África e a Europa; e onde lhes ficou a América? A América não é também parte do mundo, e a maior parte?

Havemos de supor que neste mesmo Mundo em diferentes tempos houve dois Mundos: o Mundo Velho, que conheceram os antigos, e o Mundo Novo, que eles e o mesmo Mundo não conheceu, até que os portugueses o descobriram.

O Mundo Velho compunha-se de três partes: Ásia, África e Europa; mas de tal maneira que entrando neste primeiro composto toda a Europa, a Ásia e a África não entravam inteiras, senão partidas e por um só lado: a África com a parte que abraça o mar Mediterrâneo, e a Ásia com a parte a que se estende o mar Eritreu.

O Mundo Novo, muito maior que o Velho, também se compõe de três partes: Ásia, África e América; mas de tal maneira também, que entrando neste segundo composto toda a América, a Ásia e a África, só entram nele partidas, e com os outros dois lados tanto mais vastos e tanto mais dilatados, , quanto o mar Oceano que os rodeia excede ao Mediterrâneo e Eritreu.

E como os autores antigos só conheceram o Mundo Velho e não tiveram, nem podiam ter conhecimento do Novo; por isso Beda e Ruperto disseram com muita propriedade que os três reis do Oriente ( os Reis Magos  que vieram adorar a Cristo ) representavam as três partes do mundo: Ásia, África e Europa. (...)

São Bernardo arguiu com seu grande engenho, que assim como houve três reis do Oriente que levaram as gentilidades[1] a Cristo, assim havia de haver outros três reis do Ocidente que as trouxessem à mesma fé.(...)

 Mas o tempo, que é o mais claro intérprete dos futuros, nos ensinou dali ( do tempo de D. Afonso Henriques ) a quatrocentos anos, que estes felicíssimos reis são el-rei D. João II, el-rei D. Manuel e el-rei D. João III; porque o primeiro começou, o segundo prosseguiu e o terceiro aperfeiçoou o descobrimento das nossas conquistas, e todos três trouxeram ao conhecimento de Cristo aquelas novas gentilidades, como os três Reis Magos as antigas. Os Magos levando a luz da fé do Oriente para o Ocidente; eles do Ocidente para o Oriente; os Magos presentando a Cristo a Ásia, África e Europa; e eles a  Ásia, África e América; os Magos estendendo os raios da sua estrela por todo o Mundo Velho até as gargantas do Mediterrâneo, e eles alumiando com o novo sol a todo o Mundo Novo até as balizas do Oceano.

(Sermão da Epifania - Pregado na Capela Real à Rainha Regente - ob.cit. Vol.III ) 
[1] Gentilidades  - Pagãos. Sem religião.

Sem comentários: