17/10/2019

«1640»: A Restauração e a revolta da Catalunha

Caros amigos e amigas:

       Não tenho o costume de recomendar a compra dos meus livros, mas os sucessos violentos em Espanha, com ao catalães revoltados a exigirem a autodeterminação e a independência (como têm feito incessantemente ao longo dos séculos), sujeitos a grande repressão, mostram como o meu romance «1640» está actualizadíssimo.
       Foi, em grande parte, graças à revolta da Catalunha que Portugal ganhou a sua independência com a Restauração da Monarquia Portuguesa, em 1640, libertando-se do jugo castelhano que durava há já 60 anos e nos deixava na miséria.
       O meu romance está construído segundo o modelo seiscentista de diálogos entre as personagens históricas e os seus relatos dos sucessos em que participaram ou assistiram e assenta em rigorosa investigação.
       Os narradores da Restauração são o poeta aventureiro Brás Garcia de Mascarenhas (que escreveu o poema épico "Viriato Trágico"), a professa e poetiza Soror Violante do Céu, o fidalgo prosador Dom Francisco Manuel de Melo (que redigiu a história das lutas da Catalunha, em que participou do lado castelhano) e o pregador Padre António Vieira.
       Deixo-vos aqui um excerto do romance em que é introduzido o tema da Catalunha. Se gostarem, porei outros. O relato é feito por Dom Francisco Manuel de Melo:

        «– Dou-vos, então, o mote popular, para que o gloseis: El año de quarenta – Castilha se lamenta; el de quarenta y uno – en Portugal Castellano ninguno; el de quarenta y dos – Castilla, vete com Diós. El de quarenta y três – en Castilla Rey Portuguez.
       – Do ano 40 posso dar-vos minuciosa conta, por ter participado, desde a primeira hora, nos sucessos que tanta paixão causaram a Castela – apressa-se a dizer Dom Álvaro.
        Deixo escapar um queixume de amargura:
       – Nessa hora, eu estava a ser um dos algozes do suplício dos catalães, enquanto mestre-de-campo ao serviço de Dom Filipe, como era exigido a todo o fidalgo e oficial do Império. El-Rei tinha-me concedido o honroso cargo de assistir ao general Dom Pedro Fajardo, marquês de Los Veles, que não tinha experiência da guerra, portanto, nenhuma decisão se tomava sem meu consentimento e os oficiais tinham ordens para me obedecer em tudo o que eu mandasse. Estando eu acostumado a ser logo preso nas mudanças de reinos, e de Estados, não estranhei que o mesmo correio que levou ao exército da Catalunha a notícia de que Portugal se livrara do jugo castelhano, trouxesse também uma ordem para me prenderem e levarem em ferros para Madrid (sem companheiros nem criados, como competia ao meu posto, antes desprovido de tudo como um vulgar criminoso), acusado de ser do partido de Dom João de Bragança. Em Madrid o desconcerto era total: no Sábado, primeiro de Dezembro, a coroa de Espanha perdera o reino de Portugal e na sexta-feira, 7 de Dezembro, perdera o principado de Catalunha. Filipe IV perdera dois reinos numa semana, sem guerra ou batalha!
       – O que mais me espantou, na governação de Olivares e de Filipe – pontua o abade, quando afrouxam os risos da assistência, provocados pelas minhas palavras –, foi o seu profundo desconhecimento da alma dos povos que sujeitavam, fossem lusos, neerlandeses, catalães ou outros, menosprezando a sua isenção e esmagando os seus sentimentos de orgulho nacional.
       – A arrogante Castela fez, contra as nações mais fracas que queria subjugar, uma guerra tão crua que poucas semelhantes viram os tempos. Começou em 1634 e vai ainda em aumento a febre da sua dominação.
       – Por cá – volve-me Azevedo –, Miguel de Vasconcelos e Diogo Soares, os seus leais “capatazes”, asseguravam-lhes a nossa submissão, fomentando esse mundo de ilusões em que viviam. Quando este despótico triunvirato despertou da sua fantasia já era demasiado tarde.
       – Apesar de se intitular Rei de Portugal, Filipe IV nunca se dignou a visitar-nos – exclamou Dom Rodrigo, com um risinho de mofa. – Por essas e outras razões, os portugueses, afrontados, passaram a coroa da cabeça dos Reis hispanos para a de um Rei natural. »
(Deana Barroqueiro - «1640» - Ed. Casa das Letras, 2017)

Sem comentários: