25/09/2010

Obrigada, Bibliofiliacos!!!

Hoje (é já ontem) tive a agradável surpresa de ler uma crítica muito original ao meu D. Sebastião e o Vidente, no blogue Bibliofiliacos, cujos autores são insaciáveis devoradores de livros e excelentes divulgadores das obras de inúmeros escritores.

Conheci o seu trabalho devido a um episódio trágico-cómico, a que me referi no ano passado e volto a contar agora:
Ao publicar o meu "Espião de D. João II", sem ter qualquer culpa ou má intenção e longe de ter cometido crime de plágio, adiantei-me a um dos autores do blogue (Diogo) e "roubei-lhe" a personagem e a história que ele estava a escrever. O modo como expôs a sua frustração numa postagem do Bibliofilíacos era de um humor irresistível e eu tratei de fazer "mea culpa" e de lhe pedir perdão, que ele aceitou com a generosidade de um Príncipe. Assim nasceu a nossa amizade.

É um privilégio ter uma crítica de qualquer destes autores que são também escritores: Mr. Nonsense, diogo, deuS, Bybloz ou César. Assim aqui deixo as palavras de Mr. Nonsense ao meu D. Sebastião e o Vidente, que agradeço com muito carinho e emoção:


Mais um livro de uma senhora que só há pouco tempo descobri e cujo talento admiro muito.

Um pequeno aparte:
Todos os dias faço cerca de vinte e cinco quilómetros de autocarro para regressar a casa. Vinte e cinco quilómetros que se arrastam por quase uma hora com paragens “em todas as estações e apeadeiros”.
Costumo aproveitar essa hora para ler. Tranquilamente, deitando de vez em quando um olhar para fora para não deixar passar a minha saída.
E o último livro que li foi este “D. Sebastião e o Vidente”.
Acho que a melhor crítica que posso fazer a este livro é a seguinte:
Já por duas vezes ia falhando a minha paragem por ir tão embrenhado na leitura. A autora consegue a incrível proeza de nos colocar no centro da acção, de nos fazer sentir transportados aos anos e acontecimentos do reinado de D. Sebastião.
É verdade que o livro já tem uns anos (não muitos é de 2006) e por isso provavelmente vão ter sorte se o encontrarem – é um mal frequente nas nossas livrarias só se interessarem pelos últimos lançamentos – mas se o encontrarem não percam a oportunidade de o comprar e de o ler naturalmente…

São muitas páginas… São. É verdade (640) mas lêem-se de um fôlego tal é a capacidade da autora de nos cativar e prender quer aos acontecimentos quer aos personagens…
É creio eu tempo de dar voz aos autores que escrevem bem em português e que vão sendo esquecidos ou ostracizados ou simplesmente ignorados. E esta autora merece muito mais crédito e atenção do que lhe tem sido concedido.
Sim devemos apoiar os grandes nomes da nossa literatura mas não o podemos fazer à custa daqueles que livro após livro nos vão presenteando com verdadeiras pérolas (ou neste caso um colar de pérolas)...



Obrigada, Mr. Nonsense!
Para maior prazer e divertimento meu, a postagem crítica tinha vários comentários cheios de humor, que quem quiser bisbilhotar pode fazê-lo AQUI

3 comentários:

cesar disse...

como um dos autores do blog agradeço a atenção e o carinho demonstrado nesta mensagem (e por consequencia a publicidade ao blog) mas tenho um pequeno reparo:
fiquei triste ao constatar que não me incluiu na lista de autores do blog...

obrigado

diogo disse...

Publicidade grátis ao blog... como diria o outro: porreiro, pá.

Obrigado pelas suas palavras quer em relação às postagens que temos colocado no blog quer pelos conselhos e incentivos que nos tem dado.
não tendo nós no blog a intenção de fazer crítica literária, antes indicando e sugerindo livros que lemos e gostámos é sempre um prazer receber elogios ao trabalho, principalmente quando vem dos principais interessados.

DEANA BARROQUEIRO disse...

Caríssimo César, peço-lhe perdão da indelicadeza involuntária!

O lapso deveu-se a eu ter transcrito os nomes a partir dos vários comentários que troquei com os autores. Porém, apesar de já ter lido textos seus, não tinha mensagens suas nesse diálogo e saltei inadvertidamente o seu nome.

Já corrigi a falha injustíssima e reitero o que disse: As opiniões de todos os autores tem peso e é um privilégio ser mencionada no vosso blogue.

Eu já tinha feito referência ao Bibliofilíacos, a quando da história deliciosa do Diogo, mas achei que era justo falar de todo o grupo (por isso foi incrível tê-lo deixado, a si, de fora) e do vosso excelente trabalho, embora partindo narcisicamente da postagem que Mr. Nonsense escreveu sobre mim.
E os comentários que ela suscitou também estavam um primor e eu diverti-me "à grande e à francesa"!
Portanto, não são só os autores que são pessoas interessantes e divertidas, os seus amigos e leitores também o são de sobra.
Foi muito refrescante conhecer-vos!

Fico perdoada?
Um beijo
Deana