04/02/2015

"Estado Islâmico" divulga vídeo em que queima vivo piloto jordano

A barbárie irracional e blasfema do auto-proclamado "Estado Islâmico". Finalmente começa-se a ouvir as vozes dos soberanos e presidentes do mundo islâmico contra estes terroristas.  A meu ver demasiado tarde, mas mais vale tarde do que nunca:

Trata-se do piloto-aviador jordano que caiu em território sírio a 24 de dezembro. Forças Armadas da Jordânia confirmam a autenticidade do vídeo.

|
Estado Islâmico divulga vídeo em que queima vivo piloto jordano
Um vídeo divulgado esta terça-feira por militantes do auto-denominado "Estado Islâmico" mostra alegadamente o piloto-aviador jordano Moaz al-Kasasbeh, 26 anos, a ser queimado vivo. No vídeo é possível ver um homem numa jaula envolto em chamas. 

Segundo a agência Reuters, o Estado-Maior das Forças Armadas jordanas já terá informado a família de Moaz al-Kasasbeh da sua morte. A televisão pública da Jordânia avança que a execução do piloto terá acontecido a 3 de janeiro, apesar de o vídeo ter sido divulgado esta terça-feira. 

O tenente Moaz al-Kasasbeh foi capturado a 24 de dezembro depois de o F-16 por si pilotado ter caído em Raqqa, no norte da Síria. O militar cumpria uma missão no âmbito da coligação internacional contra o Estado Islâmico, liderada pelos Estados Unidos.

A Jordânia tentou, sem sucesso, negociar a libertação do piloto, propondo trocar Moaz al-Kasasbeh por Sajida al-Rishawi , uma mulher bombista suicida condenada à morte pelo envolvimento no ataque a um hotel em Amã, em 2005.

O vídeo divulgado esta terça-feira, com 22 minutos e 34 segundo, foi colocado inicialmente numa conta na rede social Twitter, entretanto bloqueada, usada habitualmente pela máquina de propaganda do auto-denominado Estado Islâmico. Foi realizado ao estilo de um documentário, onde nos primeiros 16 minutos é possível ver o piloto jordano a caminhar entre destroços de alegados bombardeamentos da coligação internacional.


Sem comentários: