28/09/2010

Bolo de Mel - o maná dos meus heróis

Nas apresentações mais informais dos meus romances, na Fnac ou no Centro nacional de Cultura, para evocar o "espírito de época", tenho oferecido aos meus amigos um Bolo de Mel, de Castelo Branco - receita antiquíssima da família de meu marido - que (quase poderia jurá-lo, sem receio de mentir), deve ter feito parte da dieta de Pêro da Covilhã e Afonso de Paiva, um manjar delicioso pelo qual os dois heróis devem ter suspirado, nos momentos de maior saudade e privações, durante as suas andanças pelo Oriente.
Algumas leitoras pediram-me a receita, por isso aqui fica, com umas "dicas" para o bom sucesso:

Bolo de Mel

2 dls de mel
2 dls de azeite
Meia chávena de açúcar
200 g de farinha (com 1 c. de chá de fermento)
6 ovos
1 casca de limão
Canela (pó) a gosto

Bate-se as 6 gemas com o açúcar, o mel, o azeite, a casca de limão e canela (1 c. de chá), até ficar um creme grosso, quase branco.
Junta-se as claras batidas em castelo forte, alternando com a farinha, a que se adicionou o fermento.
Deita-se numa forma grande, com buraco, untada e polvilhada de farinha. Vai a cozer em forno quente (a 180 graus) durante 30 m., baixa-se então um pouco a temperatura (dependerá do forno) e deixa-se cozer ainda cerca de 20 m.
Cresce muito. Deixar-se arrefecer um pouco para desenformar.

Bom apetite!

1 comentário:

DEANA BARROQUEIRO disse...

A leitora Fernanda Ap. já fez a receita e disse no Facebook:

"Real, minha amiga, bem real! E posso informar que a fiz com todos os requintes: mel de Vila de Rei (portanto beirão como a receita) daquele muito dourado e azeite do Ribatejo-norte directamente do produtor ao consumidor (portanto à moda antiga). Aconselho pois que não percam esta antiga receita. Mais uma vez obrigada".

Portanto, queridos amigos e amigas, podem fazê-lo e comê-lo à confiança!