17/02/2012

Lulas à Coge Çofar

Um novo achado, durante a minha pesquisa, de outro tipo de Ciência - a Culinária: Procurava informações sobre um renegado italiano, convertido ao islamismo, chamado Coge ou Coja Çofar, mercador muito rico e influente junto do sultão Bahadur, que comandou um exército de guzarates e turcos contra os portugueses, no primeiro cerco à fortaleza de Diu, em 1538.

Para meu grande espanto, no blogue Rustythings da bibliotecária Andreia, apareceu-me esta pérola das "Lulas à Coge Cofar", receita retirada do livro "Diu e eu" de Miguel Paiva Couceiro, que, com a autorização da autora do Blogue, vos deixo aqui, se quiserem experimentar durante o fim-de-semana, como nós já fizemos para o almoço de hoje.
Poderá não remontar à época do cerco de Diu, mas é antiga. E asseguro-vos de que é deliciosa! Apenas substituímos o alho em pó (com tantos séculos podia ser indigesto!) por dentes de alho fresco, muito picadinhos.


Lulas à Coge Çofar
(receita adaptada de "Diu e eu", de Miguel Paiva Couceiro)

400 g lulas cortadas em rodelas
1 cebola picada
2 c. sopa de alho picado
Azeite q.b. 1 malagueta
1 lata pequena de tomate pelado (inteiros, aos bocados, o que tiverem à mão)
1 c. chá pimentão doce
Sumo de 1 laranja Sal e pimenta q.b.

Numa frigideira, aquecer o azeite e juntar a cebola picada e o alho. Cozinhar até adquirir uma tonalidade castanha, mexendo constantemente. Adicionar as lulas e deixar cozinhar durante 10 min.

Juntar o tomate, a malagueta, o pimentão doce e o sumo da laranja. Mexer e deixar cozinhar em lume brando, tapando a frigideira. Provar e adicionar sal e pimenta q.b. Servir com arroz branco solto.

Bom apetite!
Rustyboobz - Andreia

Mais uma vez, obrigada, Andreia!

Sem comentários: