28/02/2015

Nova Edição de "O Espião de D. João II - Pêro da Covilhã


Está já no prelo a nova edição, revista e aumentada, de O Espião de D. João II - Pêro da Covilhã, desta vez com a chancela da Leya - Casa das Letras.

Já era muito raro achar nas livrarias um exemplar da versão anterior, publicada pela editora Ésquilo, e muitos leitores me perguntaram por ele, assim, estou muito feliz por o ver aparecer com novas roupagens e mais completo.

Ainda não tem data marcada para o seu aparecimento, mas os leitores serão informados logo que a editora indique o dia em que o livro já seguiu para as livrarias.

Algumas críticas na imprensa:

Em seis anos, Deana Barroqueiro tornou-se uma perita no romance histórico. Iniciada na escrita juvenil ao longo da década de 90, operou, já este século, a passagem para a dificílima arte da escrita do romance histórico, constituindo-se hoje, com mais de 2 000 páginas publicadas e, sobretudo, com a recente edição de O Corsário dos Sete Mares. Fernão Mendes Pinto, um dos mais singulares autores neste género literário.
(Miguel Real – JL)

Com base nos testemunhos tradições e documentos coevos, a autora faz uma descrição minuciosa e rigorosa da viagem (de Pêro da Covilhã) … não se limita, porém, à descrição fria dos acontecimentos, concede densidade dramática aos momentos mais marcantes da narrativa.
A um tempo, estamos perante os exemplos vivos quer do participante activo na empresa dos descobrimentos portugueses (no lado, algo inesperado, da preparação das navegações e da espionagem terrestre, bem diferente das histórias trágico-marítimas), quer da aventura em estado puro, que a autora inteligentemente explora com conhecimento e verosimilhança. Trata-se, no fundo, para usar uma metáfora medieval, quase de uma demanda mística que só pode ter paralelo na busca do Graal.
Esta é a melhor homenagem que pode ser feita a Pêro da Covilhã, cuja memória parece ir-se desvanecendo, apesar da sua importância fundamental... 
Guilherme de Oliveira Martins
A Vida dos Livros – Centro Nacional de Cultura
(Artigo publicado também num jornal da Beira)

2 comentários:

Hermínius Lusitano disse...

Faltava-me esse livro. Boa notícia. Serei o primeiro da fila.
Forte abraço

DEANA BARROQUEIRO disse...

Obrigada, caríssimo Hermínius Lusitano!
Um abraço enorme.