11/03/2021

CASA DAS RAINHAS DE PORTUGAL

 Data, pelo menos, do segundo reinado a fundação da casa das rainhas. Quase sempre estiveram afectas à casa das rainhas as vilas de Alenquer, Óbidos, Sintra, Chamusca e outros lugares. Tinham as esposas dos reis de Portugal todos os proventos e rendimentos destas terras, tendo a seu cargo a nomeação dos ofícios e a administração desses feudos, mas o senhorio iminente ficava geralmente reservado ao monarca. As rainhas tinham ainda outros rendimentos, tais como tenças sobre a receita das alfandegas, vintena do ouro de certas minas, etc. Com frequência os rendimentos eram arrematados a particulares. 

 A casa das rainhas, que até 1769 tinha uma administração especial e independente, passou, por ordem do marquês de Pombal, em 25 de Janeiro de 1770, a ser administrada pelo erário. Os rendimentos entravam no erário e as despesas pagavam -se segundo o determinado pelos decretos e ordens da rainha. Nas verbas de saída o tesoureiro do erário declarava qual o destino das quantias que pagava, excepto quando o dinheiro era para o bolsinho da rainha; neste caso o tesoureiro da coroa lançava, nas suas saídas, a quantia entregue ao tesoureiro da rainha, declarando que de tal verba não tinha este último que dar contas. A casa das rainhas foi extinta por D. Pedro IV, por decreto de 9 de Agosto de 1833, e seus bens incorporados na fazenda nacional. Desde então as rainhas de Portugal tiveram uma doação votada pelas cortes. 

 QUADRO DO PESSOAL DA CASA E ESTADO DAS RAINHAS 

Pessoal feminino (chegou a cerca 200 pessoas): 1 Camareira -Mor; 4 Damas de honor; 22 Damas; 6 Damas da câmara; 33 Açafatas; 34 Moças retretas; 1 Engomadeira; 2 Enfermeiras; 40 Moças de lavar; 24 Moças de quartos; 15 Porteiras; 3 Lavadeiras; 1 Moça de candeeiros; 12 Moças sem emprego certo.

 Pessoal masculino (cerca de 70 pessoas):
1 Estribeiro-mor; 5 Veadores; 1 Secretario;1 confessor; 1 Estribeiro-menor; 1 Mestre de picaria; 1 Comprador da guarda-roupa; 1 Estribeiro-mor da princesa; 5 veadores; 10 Porteiros das damas; 5 Varredores; 14 Moços da portaria das damas; 1 Capelão das damas. 1 Sapateiro; 1 Manteeiro; 1 Escrivão das cavalariças; 1 Fiel das ditas; 1 Moço do escrivão; 1 Alveitar; 7 Moços das cavalariças.

Sem comentários: