11/03/2021

INFLUÊNCIA DAS RAINHAS POR TRÁS DO TRONO

D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques

 Das rainhas não reinantes, algumas houve que tiveram grande influência na política em Portugal, mas nem todos os monarcas deram a suas mulheres grande ingerência no governo. Na consorte procuravam em geral os soberanos quase que exclusivamente a sucessão ao trono, alguns o amor, poucos lhes deixaram tomar grande influência na politica e na governação do estado. 

Tiveram grande influência nos negócios em Portugal especialmente três rainhas; D. Teresa, mulher do conde D. Henrique; D. Leonor Telles, mulher de D. Fernando I; e D. Carlota Joaquina, mulher de D. João VI. Contudo, grandes diferenças, porém, caracterizaram a política d'estas três rainhas:

D. Leonor Teles, a "Aleivosa"
 A primeira lançou as bases da independência de Portugal; a segunda e terceira conspiraram contra o seu país. D. Teresa lutou contra o poder de Leão e Castela para consolidar os fundamentos do novo estado; D. Leonor Telles à sua ambição sacrificou a independência da sua pátria; D. Carlota Joaquina, à procura de uma regência que sempre lhe escapava, não hesitou em conspirar contra o governo de seu esposo e contra a liberdade do reino. D. Teresa governou Portugal quatorze anos como regente, sustentando e afirmando a independência do novo estado, arrojadamente desmembrado da monarquia leonesa; D. Leonor Telles governou Portugal pela fraqueza de seu esposo e, depois de viúva, ainda foi regente alguns meses, sucumbindo à revolta dos portugueses comandados pelo mestre de Aviz, e à oposição dos castelhanos, que não tinha hesitado em chamar em sua ajuda. D. Carlota Joaquina, de intriga em intriga, de conspiração em conspiração, acusada pela opinião publica de não recuar mesmo perante o crime, não logrou, contudo, obter a regência que tanto ambicionava. 

D. Carlota Joaquina

Fora estas tiveram mais ou menos ingerência nos negócios do estado: D. Mecia Lopes de Haro, mulher de D. Sancho II; D. Beatriz de Gusmão, segunda mulher de D. Afonso II; Santa Isabel, mulher de D. Dinis; D. Leonor de Aragão, mulher de D. Duarte; D. Leonor de Lencastre, mulher de D. João II; D. Catarina d'Áustria, mulher de D. João III; D. Luiza de Gusmão, mulher de D. JoãoIV; D. Maria Francisca de Sabóia, mulher de D. Afonso VI e, depois, de D. Pedro II; D. Mariana d'Áustria, mulher de D. João V; D. Mariana Victoria, mulher de D. José I.

(Fonte: "Rainhas de Portugal"; outros)

Sem comentários: