22/04/2018

"O Espião de D. João II" num Documentário luso-etíope

Vou participar num documentário luso-etíope, sobre a vida do meu protagonista e da presença dos portugueses naquele país.

"O Espião de D. João II" tem tido muito sucesso. Além das várias edições, com muitos milhares de livros vendidos, também despertou as atenções na própria Etiópia/Abissínia, onde Pêro da Covilhã achou o tão procurado reino do Preste João, tendo ali acabado os seus dias. 
Yves Stranger, investigador e realizador de documentários, residente na Etiópia e apaixonado pela figura do espião português, acicatado pelo interesse que os etíopes têm pelos vestígios e herança lusa, veio há cerca de 2/3 anos a Portugal para conhecer a terra de Pêro. E quando visitou o Museu da Covilhã, o seu director indicou-me como especialista do tema. Yves Stranger contactou-me, veio a minha casa e falou-me no livro que estava a escrever sobre a presença dos Portugueses na Etiópia e que ia fazer um documentário. Perguntou-me se queria participar no seu projecto, ao qual eu aderi de imediato com imenso prazer.
Agora, que as filmagens estão terminadas, na Etiópia, o realizador vem concluir a parte portuguesa e fazer-me uma longa entrevista sobre o nosso espião e a sua época, fazendo também uma ponte para temas do presente.




Sem comentários: