Os meus Contos Eróticos do Velho Testamento são objecto de estudo e de Doutoramento na Universidade de Minas Gerais, Brasil.
Na quinta-feira, 14 de Novembro de 2019 | das 14 às 16h:00 teve lugar no Real Gabinete Português de Leitura, do Rio de Janeiro, o Curso "Mulheres que Matam" ministrado pela Professora Doutora Lyslei Nascimento, da Universidade Federal de Minas Gerais.
Ementa: Leitura de alguns contos da coletânea Contos eróticos do Velho Testamento, de Deana Barroqueiro, publicada em 2018. Nessa antologia, a escritora se apropria de episódios, personagens e histórias da Bíblia e as reescreve, ironicamente, a partir de uma atmosfera de sedução e de mistério. Dedicadas a todas as mulheres, maltratadas ou assassinadas, lutadoras e pertinazes, essas narrativas promovem um olhar que retira da mulher a tradicional condição de vítima, alçando-a a uma posição ativa. Nesse sentido, o delito cometido por mulheres parece, também mudar de estatuto.
Acompanha essa leitura o conto “Emma Zunz”, de Jorge Luis Borges, e os textos teóricos: “Os agentes de Satã: III. A mulher”, de Jean Delumeau, em História do medo no Ocidente, 1993, e “Mulheres que matam”, de Josefina Ludmer, em O corpo do delito: um manual, 2002.
Programa:
1 A mulher como agente de Satã: religião, medicina, justiça.
2 Mulheres e crimes na Bíblia: personagens e histórias quase invisíveis.
3 Os contos eróticos de Deana Barroqueiro.
4 Judite: a viúva casta (da Bíblia à Literatura).
5 Um contraponto: Emma Zunz, de Jorge Luis Borges.
6 De vítimas a vingadoras: às margens do Éden.
Bibliografia básica:
A BÍBLIA de Jerusalém. Judite. Vários tradutores. São Paulo: Paulinas. 1985.
BARROQUEIRO, Deana. Os langores de Holofernes. In: Contos eróticos do Velho Testamento. Lisboa: Planeta, 2018.
BORGES, Jorge Luis. Emma Zunz. In:. Jorge Luis Borges: Obras completas. v. 1. Trad. Flávio José Cardozo. São Paulo: Globo, 1998. p. 627-631. (O Aleph, 1949).
DELUMEAU, Jean. Os agentes de satã: III. A mulher. In: História do medo no Ocidente: 1300-1800, uma cidade sitiada. Trad. Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. p. 462-522.
LUDMER, Josefina. Mulheres que matam. In: O corpo do delito: um manual. Trad. Maria Antonieta Pereira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. p. 329-374.
NASCIMENTO, Lyslei. Mulheres que matam: Judite, crime e redenção. In: JEHA, Julio; JUÁREZ, Laura;
NASCIMENTO, Lyslei (Org.). Crime e transgressão na literatura na literatura e nas artes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015. p. 155-172. Informações: (21) 2221-3138 | gabinete@realgabinete.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário