NOVO ROMANCE DE DEANA BARROQUEIRO GANHA
PRÉMIO MUNDIAL
“O Cozinheiro da Rainha Adúltera” tem por tema a conjura, nacional e internacional, para a usurpação do trono de D. Afonso VI, pelo irmão, com o vergonhoso julgamento da nulidade do seu matrimónio por impotência, a pedido da esposa francesa. Uma trama de traições, adultério e incesto, descoberta pelo cozinheiro-mor Domingos Rodrigues, com a sua rede de espiões, ajuramentada nas hostes do pessoal menor do Paço, com acesso a conversas, cartas e outros documentos oficiais ou privados.
Mas também pelas notícias avulsas, falsas e verdadeiras, boatos, segredos revelados e escritos satíricos, impressos em folhas volantes e papéis de cegos, precursores do jornalismo, recolhidos pelas personagens e transcritos no romance.
Com Domingos Rodrigues, o leitor percorrerá as ruas de Lisboa do século XVII, enojado pelo seu mau cheiro e sujidade, porém deslumbrado com a sua beleza, parando nas suas praças e mercados, para comprar uma especiaria, ou na zona do malcozinhado da Ribeira, para comer um petisco, ouvindo ler as notícias pelos pregoeiros e mentideiros da capital. Assistirá também aos banquetes e festividades do casamento real, às touradas e torneios, admirando o fausto dos trajos, perucas e jóias.
O ROMANCE GANHOU EM 2025 O GOURMAND BEST IN THE WORLD SPECIAL PRIZE COMO UM DOS MELHORES LIVROS DO ANO