21/10/2009

Bíblia: Todos os defeitos e poucas virtudes

Considero bizarro o “escândalo” que José Saramago provocou em alguns católicos e judeus, ao considerar a Bíblia "um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana".

Estranho tais reacções porque, enquanto escritora de romance histórico, publiquei em 2003/2004 os meus Contos Eróticos do Velho Testamento e os Novos Contos Eróticos do Velho Testamento, com a chancela da Editora Livros Horizonte, nos quais rescrevi as lendas do Livro do Génesis, do Antigo Testamento, transformando-as em crónicas realistas da Antiguidade pré-clássica que põem em evidência os mesmos defeitos apontados por José Saramago, referindo-me ao dito Livro, numa entrevista que me fez Maria Teresa Horta para o Diário de Notícias (17/03/04), em idênticos termos, como um livro de maus exemplos com todos os defeitos e muito poucas virtudes.

Ao fazê-lo, não me movia o ódio, nem a ideologia comunista, nem a senilidade, mas apenas a curiosidade e o estudo que me fazem investigar qualquer tema até ao mais ínfimo pormenor. Segui a versão da Bíblia “traduzida das línguas originais, com uso crítico de todas as fontes antigas pelos missionários Capuchinhos” que são especialistas desta matéria. Moveu-me à sua escrita, sobretudo, o erotismo fortíssimo que se desprendia daqueles contos de há quatro mil anos (a maioria das suas histórias são versões das lendas e contos da Mesopotâmia e de outras civilizações mais antigas, como o dilúvio de Ur transformado no dilúvio de Noé).

Não são, portanto, textos ditados por Deus, mas inventados e plagiados por homens que acreditavam em deuses cruéis e vingativos e os usavam para justificar as suas lutas pelo poder, os seus actos de violência e crueldade ou o domínio pelo terror supersticioso da gente crédula e ignorante. Como ainda acontece com os países muçulmanos onde impera o fundamentalismo. Por isso, o Deus cristão, o Jeová judeu ou o Alá muçulmano não se distinguem em nada de Baal ou de qualquer outro deus pagão, com a sua brutalidade, ódio ao ser humano e pusilanimidade, como criatura feita à imagem do homem… que o criou.

Do ponto de vista histórico (o único que me interessa), o Antigo Testamento que foi o exclusivo objecto do meu estudo não passa de um texto literário, uma colectânea de lendas como a Ilíada ou a Odisseia, embora de pior qualidade do que as referidas obras gregas. Procurei nos meus contos repor o realismo da vida daquelas tribos de pastores, primitivas e nómadas, investigando a História desse período através dos documentos e provas existentes, assim como das notas dos padres Capuchinhos.

Os meus contos lançaram um olhar feminino sobre a Bíblia, nada comum até aos nossos dias, procurando mostrar a condição da mulher, desprezada, aviltada, usada pelos homens como objecto de compra e venda, inferior ao gado dos seus rebanhos, e como animal de procriação, essa condição veiculada nos ditos livros sagrados das três religiões principais e de que, mesmo no Século XXI, a mulher ainda continua a ser vítima.

Porque não suscitei, então, a mesma indignação, se os meus contos são muito mais violentos e denunciadores desses maus exemplos de vícios e crimes, do que os livros de José Saramago? Só encontro uma resposta: eu não era o Nobel da Literatura, mas apenas uma escritora pouco conhecida, que não provocaria o mesmo “perigoso” efeito de denúncia no mundo, apesar das versões brasileira, espanhola e italiana dos seus contos.

Santa hipocrisia! Espero que o livro de José Saramago seja um sucesso!

1 comentário:

Natália Alexandre disse...

Olá Deana, me chamo Natália e tenho um blog sobre livros. Sou brasileira.

Alguns blogs do Brasil estão participando de um desafio literário para o ano de 2010. Tem mais de 50 blogs inscritos e será uma ótima forma de divulgação literária.

No mês de novembro/2010 será a vez de ler livro de algum autor Português, e eu pensei em ler algum livro seu.

Tem alguma possibilidade de você me enviar um exemplar de alguma obra tua??

Desde já agradeço e deixo os contatos. Me dá algum retorno, mesmo que negativo, por favor.

E-mail - > nataliaftc@gmail.com


blog -> http://meninasdabahia.blogspot.com/

Beijos