27/10/2013

Segredos da Descoberta da Austrália pelos Portugueses

Mais um livro sobre a possibilidade, que para muitos certeza, da Descoberta da Austrália pelos Portugueses. Quem leu o meu último romance - O Corsário dos Sete Mares - lá encontrou, embora de forma ficcionada, a maioria dos argumentos e provas a favor desta teoria. Mesmo para quem não tenha estudado este assunto, pode acreditar que os Portugueses não tivessem visto e explorado as costas da Austrália, quando descobriram e desembarcaram em todas as ilhas junto a essas costas, incluindo Timor e Papua, tinham bases comerciais nos arquipélagos de Banda e Molucas, de onde partiam para mercadejar com os indígenas?
Segredos da Descoberta da Austrália pelos Portugueses

Segredos da Descoberta da Austrália pelos Portugueses

Rainer Daehnhardt


NOVAS REVELAÇÕES COMPROVAM A PRESENÇA DE NAVEGADORES PORTUGUESES NA AUSTRÁLIA MAIS DE 200 ANOS ANTES DA COROA INGLESA Baseando-se em dois mapas de 1547 recentemente descobertos numa biblioteca em Los Angeles, nos Estados Unidos, os autores defendem a hipótese, solidamente sustentada pela cartografia quinhentista e pela toponímia, da descoberta da Austrália e, muito provavelmente, da Nova Zelândia, pelos navegadores portugueses.

Apesar desta teoria ser já defendida por alguns investigadores escoceses e ingleses desde o séc. XVIII, a presente obra revela novos dados que fortalecem e clarificam a descoberta portuguesa, que terá ocorrido mais de dois séculos antes do Capitão James Cook reclamar, em 1770, a posse do vasto território australiano para a coroa inglesa. Esta obra inclui uma ampla quantidade de antigos mapas, dos quais se destaca um, de 1598, de origem inglesa - aqui reproduzido a cores - contendo informações inéditas que revelam ser uma cópia de portulanos portugueses anteriores.

Infelizmente, os mapas secretos lusos não chegaram até aos nossos dias porque, muito provavelmente, foram ocultados ou destruídos pela coroa portuguesa, que quis manter afastados os seus rivais, particularmente os espanhóis. Todas estas descobertas, para além de revelarem informações inéditas sobre a verdadeira amplitude dos Descobrimentos Portugueses, revelam a importância dada pela cartografia lusa ao Extremo Oriente.

PARA ALÉM DA HISTÓRIA OFICIAL DOS DESCOBRIMENTOS PORTUGUESES, EXISTE UMA HISTÓRIA SECRETA, ONDE PROLIFERAM AS RIVALIDADES, OS SEGREDOS DA COROA E AS ESTRATÉGIAS POLÍTICAS Inclui Reprodução a Cores de um Mapa Inédito da Austrália do Séc. XVI

1 comentário:

João Ribeiro disse...

Bom dia cara Deana,

Obrigado pela sugestão, por ambas as sugestões. Dois livros que vão directos para a minha lista de "obrigatário ler". Aproveito para recomendar outro livro de Rainer Daehnhardt. "Homens, Espadas e Tomates". Este livro é o máximo, melhor do que ir à tropa! Os pêlos do peito crescem, a barba torna-se rija e os músculos salientes. Tornei-me praticamente imortal assim que o li. AH! Que grandiosos fomos! Sempre tão poucos contra tantos. Um pouco como hoje em dia, exceptuando que antes tínhamos coragem para defender um império, hoje mal a temos para defender o País.

Um grande bem haja amiga Deana.