21/03/2015

Chuva e trovoada marcaram ontem o início da primavera, com o dia do eclipse.

 Desejo a todos os meus queridos amigos e amigas uma Primavera regeneradora de energias, com muitas sensações de prazer oferecidas pelos cinco sentidos (e também pelo sexto sentido, de quem for afortunado bastante para o possuir).
 
  Foto Akintunde Akinleye / Reuters

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, o Equinócio da Primavera começou ontem, dia 21 de Março, às 22:45.

"As temperaturas vão ter alguma oscilação. Sábado, dia 21,  já temos uma descida da máxima. No domingo não haverá grandes alterações", disse Ricardo Tavares do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), salientando que as temperaturas máximas vão rondar os 20 graus Celsius na região norte.

"Este instante [22:45] marca o início da primavera no Hemisfério Norte. Esta estação prolonga-se por 92,75 dias até ao próximo Solstício que ocorre no dia 21 de junho às 17:38", indica ainda o Observatório Astronómico de Lisboa.

O dia de ontem foi também marcado por um eclipse parcial do Sol, com a Lua a tapá-lo durante duas horas, um fenómeno que foi total na região do Ártico e no extremo norte do Atlântico e que em Portugal teve início pelas 08:00 (hora de Lisboa) e terminou pelas 10:00, com o pico a ocorrer pelas 09:00.

Sem comentários: