30/03/2018

João Botelho reconheceu o plágio, mas não fez nada para o corrigir

Esta é a "carta" de João Botelho, à qual respondi. Não se deu ao trabalho de me escrever uma carta privada, mandou-me a mensagem num email que a Produção enviou à representante da minha editora para que ma enviassem. Eles diziam que se queriam reunir comigo, mas nunca o fizeram, apenas trataram com a Leya. Como foi uma mensagem em quarta mão, e não uma carta privada, aqui deixo o email:
From: Ar de Filmes Lda [mailto:ardefilmesgeral@gmail.com]
Subject: Re: PEREGRINAÇÃO e o livro CORSÁRIO DOS SETE MARES (nova proposta para a cinta do livro)

Cara Helena, pediu-me o realizador João Botelho para que transmitisse o seguinte texto à autora Deana Barroqueiro,
"Excelentíssima Senhora,
Escrevo-lhe para reparar um mal e, ao mesmo tempo, agradecer tardiamente um bem.
Sou o autor do filme "Peregrinação" e durante meses nesta "arte de vampiro" que é afinal o cinema, li, consultei, adaptei e rescrevi cenas para a minha curta adaptação da vida e do livro de viagens de Fernão Mendes Pinto. Na verdade o seu romance, o Corsário dos Sete Mares, foi forte inspiração para algumas cenas do filme, as da China.
Tentei contactar a editora e não consegui, à primeira e à segunda e pensei que a Dr. Deana Barroqueiro ainda estivesse nos E.U.A. É evidente que devia ter insistido três, quatro vezes. Mas meteu-se a produção - trabalhosa, longa e difícil. Tive o cuidado de colocar em primeiro lugar dos agradecimentos, no genérico final do filme, o seu nome. É pouco, eu sei.
Eu e o produtor aceitamos a sugestão da sua editora para colocar uma cinta com os dizeres: "Inclui episódios adaptados do romance O Corsário dos Sete Mares".
Perdoe-me.
Com os meus respeitosos cumprimentos e sobretudo agradecimentos tardios,
João Botelho"
Obrigado pela atenção,
Cumprimentos,
Pedro Augusto Almeida
Produção

Meus amigos e amigas, isto parece-vos um pedido de desculpa sincero ou uma troça e um insulto à minha inteligência?
Deana Barroqueiro

Sem comentários: