31/01/2013

Deana Barroqueiro apresenta O Corsário dos Sete Mares em Macau

Casa de Portugal em Macau

A convite da Sra. Dra. Maria Amélia António,  presidente da Casa de Portugal em Macau, Deana Barroqueiro vai apresentar o seu romance, O Corsário dos Sete Mares - Fernão Mendes Pinto,  na 2ª edição do festival literário “Rota das Letras”, que se realizará entre 10 e 16 de Março, em Macau.

O evento incluirá conferências e debates, uma Feira do Livro, exposições de artes plásticas, concertos e projecção de filmes. De acordo com a organização, o festival leva este ano a Macau vários autores da literatura lusófona e chinesa contemporânea:

De Portugal, estarão presentes, Dulce Maria Cardoso, Rui Zink, Francisco José Viegas e Valter Hugo Mãe, Ricardo Araújo Pereira, a escritora e jornalista Alexandra Lucas Coelho, o jornalista e tradutor Carlos Vaz Marques, a editora Bárbara Bulhosa e a romancista Deana Barroqueiro, esta presença com o apoio da Casa de Portugal.

Do espaço da lusofonia: De Angola estará presente José Eduardo Agualusa, de Timor-Leste Luís Cardoso, do Brasil o poeta Regis Bonvicino e o director-geral da Festa Literária Internacional de Paraty, Mauro Munhoz. Ainda do Brasil, marcam presença Paloma e Cecília Amado, filha e neta de Jorge Amado, que morreu em 2001 e que será um autor homenageado no festival, que inclui a exibição de um documentário e um filme de ficção sobre a sua vida e um dos seus livros.

Da China: Bi Feiyu, vencedor de vários prémios literários no país e do Asian Man Booker Prize, Hang Shaogong, autor de “A Dictionary of Maqiao” e tradutor de livros de Fernando Pessoa, Hong Ying, uma das autoras chinesas mais reconhecidas internacionalmente; e Yi Sha, um nome controverso na poesia chinesa contemporânea, assim como Sheng Keyi, Qiu Huadong, Pan Wei, Wang Gan, Haung Lihai, Li Shao Jun e a poetisa taiwanesa Xi Murong.

Macau estará representado pela poetisa Fernanda Dias e pelos escritores Tong Mui Siu, Chek In, Lou Mou e Wong Man Fai.

No campo do cinema, serão também várias as presenças e exibições de filmes com destaque para o filme “A Última Vez Que Vi Macau”, dos cineastas João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, “Journey to the South” do realizador chinês Wiseman Wang e que conta a história de um camionista atravessa a China em direção a sul e à província de Guangdong - adjacente a Macau e Hong Kong -, tentando arranjar dinheiro para solucionar problemas familiares. Ivo Ferreira, um realizador português agora residente em Macau, também dará a conhecer “Na Escama do Dragão”, o seu novo filme.

Na música, o fado será cantado por Camané, contando ainda o festival com Dead Combo, considerado um dos projectos musicais de maior destaque em Portugal. Organizado pelo Jornal Ponto Final, “Rota das letras” tem este ano o apoio de várias entidades públicas como a Fundação Macau e o Instituto Cultural que coorganizam o evento.

2 comentários:

Benó disse...

Parabéns pelo convite.Pelo que ,li vai estar com muito boa companhia e a Rota das Letras será, certamente, um sucesso.
Desejo-lhe as maiores felicidades.

DEANA BARROQUEIRO disse...

Muito obrigada pelas suas palavras, Benó! Estou encantada com o convite e com enormes expectativas, por tudo o que irei aprender nestes encontros.