10/04/2020

A HIPOCRISIA DOS HOLANDESES - «OS LADRÕES DO MAR» - 1

 Os holandeses tornaram-se, na União Europeia, os paladinos de uma "moral" intransigente, contra aquilo que consideram "os desmandos dos países do Sul", cujos povos só pensam em gastar o dinheiro do seu PIB e das ajudas da UE em vinho, mulheres e outros prazeres, incluindo os da pandemia do coronavírus.

E os seus governantes dizem que são contidos nos gastos, parcos nos prazeres e que criaram a sua nação e a sua riqueza com trabalho árduo e honesto, portanto, não estão dispostos a serem solidários com os preguiçosos do Sul.

Os holandeses/neerlandeses  ou sofrem de amnésia em relação à sua História ou são pura e simplesmente hipócritas!

Os Países Baixos foram criados à custa dos roubos, matanças e extorsões que os seus corsários e as suas armadas (pretensamente comerciais, mas que eram de guerra) faziam aos povos do Sul, muito em particular aos portugueses e espanhóis, mesmo quando assinavam tréguas ou tratados de paz, que não respeitavam.

Foram conhecidos como os "Ladrões do Mar" e "Piratas Formigueiros", por roubarem tudo o que viam. Perseguiam os navios portugueses e espanhóis, assaltando-os, saqueando-os e queimando-os, com toda a gente lá dentro, conquistando os seus territórios ultramarinos, sobretudo os de Portugal na África e na Ásia, muitos deles construídos de raiz, à custa de muito suor e sangue, e cujos povos eles escravizaram, destruindo-lhes a civilização, como fizeram nas Molucas.
Se quiserem ver como esta gente "trabalhava", leiam o excerto do meu romance «1640», que vos deixo aí acima.

Sem comentários: