20/08/2010

Feira do Livro de Sesimbra 2010


No dia 15 de Agosto, encerrou-se a VII Feira do Livro de Sesimbra. Não era um grande certame com pavilhões de editoras, era apenas um salão comprido, contudo parecia imenso, assim povoado de palavras, sentimentos e sonhos. Abria-se sobre o mar, com promessas de viagens por novos mundos ou antigas paisagens revisitadas.


É de louvar o esforço feito pela Câmara Municipal de Sesimbra e por pessoas como Rui Graça e seus colaboradores, para promoverem a leitura, levando os livros e os seus autores ao encontro de potenciais leitores. E esta actividade cultural, tão necessária, tem sido prática corrente, durante o Verão, em inúmeras vilas e cidades. E atrai público - adultos e jovens -, por vezes famílias inteiras, para comprar com desconto a obra desejada, só ver as novidades ou simplesmente sentir o prazer de folhear um livro. E para conhecer e conversar com os escritores.


Quanto a mim, no dia 1 de Agosto, passei uma noite de animado convívio com os leitores e veraneantes de Sesimbra. Conheci um professor, natural de Pedrógão Grande que veio à Feira de propósito para me ver, trazendo um exemplar do meu D. Sebastião e o Vidente para eu assinar: queria saber se eu era sua conterrânea, pois não seria possível descrever a terra e os costumes de Pedrógão Grande, do modo como fiz no romance, não sendo nada e criada na terra da minha personagem, o aventureiro Miguel Leitão de Andrada.
E conversei com muitos outros que conheciam parte ou até todos os meus romances e gostavam da minha escrita!
Tenho de confessar, todavia, que morri de inveja do autor desconhecido que conseguiu prender desta forma, com o seu livro, a atenção do leitor.


Procurei enviar as fotos deste amante da leitura à sua mãe, mas o endereço do e-mail que me deu deve estar errado, porque não recebi resposta.

Sem comentários: