19/10/2012

II - Mar da Arábia e Malabar

 
No 2º dos 7 mares do meu "Corsário" _ Mar da Arábia e Malabar _, os capítulos distribuem-se por 3 lugares: Cochim, Diu e Goa. Na fortaleza de Cochim, além de alguns conhecidos heróis e meliantes da nossa História, temos uma heroína quase desconhecida - Iria Pereira, a primeira Portuguesa a pisar terras da Índia. É ela que vai mostrar as dificuldades com que Afonso de Albuquerque se deparou na Índia, lutando não só contra os muçulmanos, mas também contra os invejosos portugueses, seus inimigos. Iria Pereira, entre outras coisas, ensina a fazer uns biscoitos, que os leitores podem experimentar. Aqui vos deixo a planta da fortaleza de Cochim, do "Livro das Plantas de todas as fortalezas, cidades e povoaçoens do Estado da Índia Oriental", de António Bocarro.
Fortificação portuguesa localizada em Cochim, na costa do Malabar, no sudoeste da índia. Conquistada em 1503, por D. Francisco de Almeida, primeiro Vice-rei da índia, que inicia, em 26 de setemb...
ro do mesmo ano, a primeira fortificação portuguesa na índia: o Castelo Manuel. Esta fortificação, que substitui a primeira paliçada de madeira que protegia a feitoria portuguesa erguida em 1501 por Pedro Álvares Cabral, foi construída por D. Afonso de Albuquerque, segundo Vice-rei da índia. Ela é bem visível no lado esquerdo da ilha, tendo à frente a Sé e a igreja de São Francisco, única estrutura que subsiste até nossos dias. É atacada por uma armada de Calecute e defendida por Duarte Pacheco em 1504. Dois anos depois (03/mar/1506), sob as ordens de D. Francisco de Almeida, inicia-se a sua reconstrução em pedra e cal. Essa pequena estrutura tornar-se-ia a residência dos Capitães, ao passo que a cidade de Cochim de Baixo, onde residia a colônia portuguesa, receberia muralhas e baluartes em seu perímetro. A muralha que a envolvia foi erguida em diferentes épocas desde 1530.

Sem comentários: