04/12/2012

Fim do programa «Câmara Clara»


 

«Câmara Clara» e «Diário Câmara Clara» terminam em 2012

Através de um comunicado, Paula Moura Pinheiro revelou que a decisão de terminar com os dois programas «foi comunicada a Jorge Wemans, em junho deste ano, quando era ainda diretor da RTP2».

O comunicado na íntegra:

«Caros amigos, o Câmara Clara e o Diário Câmara Clara terminam no fim de 2012. Esta decisão foi comunicada a Jorge Wemans, em junho deste ano, quando era ainda diretor da RTP2.

Foi, para mim, um enorme privilégio trabalhar sobre as obras das muitas centenas de criadores, artistas e investigadores de que o Câmara Clara se ocupou ao longo dos últimos seis anos e meio. Um enorm
e privilégio trabalhar com os excelentes profissionais que integram a equipa do Câmara Clara, externa à RTP. Um enorme privilégio trabalhar com os profissionais da RTP que exemplarmente cumpriram a sua parte na produção e na realização do programa.

Orgulho-me do serviço que prestámos. Um serviço que é uma das faces, em meu entender inegociável, do serviço público de televisão.

É com naturalidade que aceitamos a ideia de que haja quem pode cumprir melhor a missão que nos estava atribuída. O futuro o dirá. A questão que se coloca agora não é, portanto, a do fim do Câmara Clara nas suas versões semanal e diária. A questão, premente, é a de saber que meios, que espaço e que visibilidade reserva o serviço público de televisão à cobertura de uma das áreas nevrálgicas do desenvolvimento do país: a inovação nas artes e nas ideias e a conservação do nosso extenso e precioso património cultural - da literatura à arquitetura.

A si, que nos acompanhou durante todos estes anos, agradecemos a atenção e a confiança. Foi sempre a pensar em si que cultivámos, com exigência e rigor, a clareza na comunicação daquilo que, acreditamos, deve ser acessível a todos. Até sempre»

Ficamos mais pobres, digo eu, que vejo desaparecer todos os programas culturais de qualidade, para serem substituídos por telenovelas, concursos imbecis ou degradantes e comédias de baixíssimo nível.

Acabei de ler e assinar a petição online: «Pela continuidade do programa Câmara Clara em Canal Público Aberto de Televisão»
http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N32936
Podem fazê-lo também, se concordarem.

Sem comentários: