08/05/2021

Prémio Internacional da Literatura Gastronómica 2021

História dos Paladares: I - Sedução, de Deana Barroqueiro, vence o Prémio Internacional da Literatura Gastronómica 2021, da Academia Internacional da Gastronomia (França)

2ª edição revista


NOTA À IMPRENSA 

Prémios da Academia Internacional de Gastronomia e moção de reconhecimento e de apoio à restauração, 2021
A Academia Internacional de Gastronomia, reunida em Assembleia Geral no dia 5 Março, decidiu atribuir os seus prémios 2021. 

5 Prémios atribuídos a Portugal: 
1. Prix au Chef de l’Avenir – Alexandre Silva – Restaurante Loco 

2. Prix au Sommelier – André Figuinha – Restaurante Feitoria 

3. Prix au Chef Pâtissier - João Picão - Restaurant Jncequoi 

4. Prix de la Littérature Gastronomique - "História dos Paladares " - Deana Barroqueiro 

5. Prix Multimédia – Programa "A nossa Cozinha" de Maria José de Sousa

Prémios Internacionais 1. Grand Prix de l'Art de la Cuisine Considerando a situação provocada pela pandemia foi, excepcionalmente, decidido atribuir 4 prémios ex-aequo a todos os nomeados, como homenagem a toda a actividade de restauração. 

A História dos Paladares I - Sedução 
É uma obra singular e ambiciosa, que não pode ser reduzida a uma vertente meramente histórica, embora principal, porque ela é muito mais do que isso, ao abarcar uma miríade de categorias, temas e estilos que a completam e lhe dão vida. Com Prefácio do Prof. Dr. João Paulo Oliveira e Costa, ed. Prime Books. 

É a história da evolução do gosto, que levou à educação do paladar e à eleição da gastronomia como uma arte, percorreu um longuíssimo caminho, desde a Idade da Pedra até aos nossos dias. Esse percurso é aqui narrado através de acontecimentos passados nos cinco continentes, estórias e mitos nacionais e universais, personalidades que reflectiram e influenciaram o mundo dos paladares (reis, filósofos, cientistas, escritores) e também receitas que atravessaram séculos ou mesmo milénios, por via oral, manuscrita ou impressa, através de incontáveis gerações, chegando quase inalteradas às nossas cozinhas. Uma história mundial, daí ser ambiciosa, mas também nacional e subjectiva, pelas escolhas pessoais da autora, que dá particular atenção a Portugal, nomeadamente, às influências exercidas e sofridas, na culinária e alimentação, tanto pelos portugueses como pelos povos que contactaram durante a nossa Expansão Marítima, como se pode ver ainda hoje, na gastronomia de muitas nações dos vários continentes, o cozido à portuguesa, o sarapatel ou o porco em vinha-de-alhos. 

 A vastidão do tema (fruto de um trabalho de 5 anos) levou a autora a dividir a sua obra em dois volumes, que se completam, embora com perspectivas distintas: este, da Sedução, acabado de sair, gira em torno dos paladares mais viscerais e que mais apelo fazem aos sentidos; e o da Perdição, ainda no prelo, que liga a Gastronomia a outras artes, como o cinema, moda, religião, e também ao prazer, fausto e tentação…

Sem comentários: