07/02/2014

Parada de ano novo em Macau

Parada de ano novo repete-se sábado


Macau para celebrar Ano Novo 
 A entrada no Ano Novo Lunar foi celebrada em Macau com centenas de pessoas nas ruas. 

 Mais de mil artistas desfilaram no domingo para celebrar a chegada do Ano Lunar do Cavalo. Esta parada repete-se dia 8 de fevereiro, no nono dia do Ano Novo. Na segunda-feira a população saiu à rua para ver passar o dragão dourado de 238 metros de comprimento.

No domingo, entre o Centro de Ciência e a Torre de Macau, num percurso de cerca de um quilómetro, artistas dos grupos locais e do exterior, entre os quais 45 elementos da Marcha de Alfama, abrilhantaram a noite da cidade, inundada de turistas. 

A parada terminou na Torre de Macau com um espectáculo de fogo-de-artifício e um concerto de artistas locais, ao som dos panchões – cartuchos de pólvora semelhantes às bombas de carnaval, mas mais potentes e maiores – que eram queimados numa zona anexa pela população que cumpre rituais de ano novo.

A atracção da parada de 2014, intitulada “Celebrar a Alegria e Abundância do Ano do Cavalo”, prende-se também com cinco viagens a Portugal a sortear entre o público que votar no grupo vencedor e outras três a atribuir a fotógrafos profissionais e amadores que sejam escolhidos pela melhor fotografia. Os resultados das actuações serão conhecidos apenas na terça-feira, dado que a votação decorre até à meia-noite de Sexta-feira.

 Na segunda-feira, as celebrações ficaram marcadas pela passagem do dragão gigante e dos leões no percurso entre as Ruínas de São Paulo e o Largo do Senado. Aqui, decorreu a queima de panchões e o Deus da Fortuna, auxiliado por dirigentes do Turismo, distribuíram lai-sis, envelopes vermelhos com dinheiro, neste caso uma moeda de 10 avos (um cêntimo) como sinal de boa sorte.

Ponto Final, 5 de Fevereiro

Sem comentários: