02/02/2014

Romance inédito de Saramago editado antes do verão

por Lusa, publicado por Ana Meireles29 janeiro 2014


Romance inédito de Saramago editado antes do verão
Fotografia © Orlando Almeida/Global Imagens
O romance inédito de José Saramago "Alabardas, alabardas, espingardas, espingardas" será editado "antes do verão" pela Porto Editora (PE), que passa a publicar as obras do Nobel da Literatura, disse hoje à Lusa fonte editorial.
O editor Manuel Alberto Valente, da PE, que passa a ser o editor de Saramago, disse à Lusa que "se chegou hoje a acordo e parte-se hoje" para o que será a publicação da obra de José Saramago, na Porto Editora, "conforme caduquem os contratos de cada um dos seus títulos".
O editor salientou que "é necessário debater com as herdeiras -- a filha Violante Saramago de Matos e a viúva, Pilar del Río --, e também com a Fundação Saramago, a calendarização dos livros.
"Há que estudar um grafismo próprio e ver a fixação muito cuidada do texto", disse à Lusa Manuel Alberto Valente, que vaticinou a saída de três ou quatro títulos, com a nova chancela editorial do escritor, "por alturas da Feira do Livro de Lisboa", em finais de maio.
A obra de José Saramago passa agora a ser tratada pelo editor Manuel Alberto Valente, da Porto Editora, depois de mais de 30 anos de relação com o editor Zeferino Coelho, da Editorial Caminho, atualmente no grupo LeYa.
Hoje, um comunicado difundido pela Fundação José Saramago, informou que "as herdeiras de José Saramago escolheram a Porto Editora para editar e distribuir a obra literária de José Saramago, em Portugal e nos demais países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, à exceção do Brasil".

Sem comentários: