15/06/2014

Duarte Nuno Vieira - Quando os medíocres governam, os grandes homens são despedidos

http://www.asbeiras.pt/wp-content/uploads/2014/06/duarte-nuno.jpg
 Prémio mundial das ciências forenses distingue Duarte Nuno Vieira
 
O catedrático Duarte Nuno Vieira foi distinguido com o prémio mundial Douglas Lucas Medal 2014, estando agora entre os melhores "CSI" do mundo.
 
Em Portugal, este cientista foi de enorme relevância, enquanto presidente do Instituto Nacional de Medicina Legal (INMI), lutando pela criação da base de dados de ADN. Contudo, após 16 anos de trabalho, em Novembro de 2013, foi afastado do cargo pela ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, sem que lhe fosse prestada qualquer justificação. Segundo um artigo do DN, "as posições que defendia na organização dos serviços periciais, diferentes das do Executivo, contribuíram certamente para o desfecho (...) Soube que não tinha sido reconduzido quando estava em missão no Gana".
Ou seja, a facada nas costas, dada por má consciência!  
 
Tratando-se da “mais alta distinção” no domínio das ciências forenses, o prémio vai ser entregue a Duarte Nuno Vieira durante o “20th World Meeting of the International Association of Forensic Sciences”, que decorrerá em Seul, na Coreia do Sul, em outubro, segundo uma nota da Reitoria da UC.

Segue a notícia do Jornal As Beiras:

Criado em 1999 pela Academia Americana de Ciências Forenses, o Prémio Douglas Lucas Medal é atribuído, de três em três anos, “a um especialista forense que se tenha destacado particularmente pela contribuição dada para o desenvolvimento das ciências forenses a nível internacional”, adianta.

Na sua decisão, aprovada por unanimidade, o júri realçou “o valioso trabalho desenvolvido pelo galardoado em diversos domínios das ciências forenses – e muito particularmente no âmbito da patologia e clínica forense – especialmente na defesa dos direitos humanos, bem como na organização de serviços médico-legais e forenses em vários países do mundo, e o forte impacto que o trabalho que concretizou até hoje teve na comunidade forense internacional”.

Citado na nota, Duarte Nuno Vieira, professor da Faculdade de Medicina de Coimbra, recebeu com “enorme surpresa e profunda emoção” a notícia da sua distinção “por um júri constituído pelos mais reputados e reconhecidos cientistas forenses internacionais”.

Entre os galardoados com o Prémio Douglas Lucas Medal, contam-se o britânico Alec Jeffreys (que descobriu a utilização do ADN para fins forenses), o norte-americano Clyde Snow (criador da antropologia forense e da sua aplicação aos direitos humanos) e o suíço Pierre Margot (considerado “a maior autoridade mundial no domínio da criminologia”).

Parabéns a  Duarte Nuno Vieira! Uma vaia estrondosa para a ministra da Injustiça!

1 comentário:

João Ribeiro disse...

UM GRANDE PORTUGUÊS!