05/03/2010

Saiu a 2ª Edição d' O Espião de D. João II

Finalmente, meus queridos leitores, deu-se o parto da 2ª edição d'O Espião de D. João II, revista e com um Prefácio do Dr. Guilherme d'Oliveira Martins. O romance viu a luz esta semana e julgo que já terá deixado a incubadora, para se mostrar em público no berçário das livrarias.

Lembro-vos (e soube-o por muitos de vós, leitores amigos) que a 1ª edição esgotou antes do Natal. Nessa semana, como vos disse em outra postagem, no dia 21 de Dezembro já não havia um único exemplar em todas as livrarias e espaços de venda de livros, do Centro Comercial Colombo. E o mesmo sucedia na Baixa e em outros sítios de Lisboa. Leitores de Aveiro e Castelo Branco disseram-me que quiseram oferecer o romance e não o acharam em parte alguma, livrarias ou grandes superfícies.
Foi frustrante!

Os que andaram à procura e lhe sentiram a falta, se ainda for a tempo, ficarão satisfeitos com a versão corrigida e prefaciada com um belo texto do Dr. Oliveira Martins.

Agradeço também aos que me têm visitado aqui, neste blogue e na minha Página, e peço desculpa pela ausência, mas fui atacada fortissimamente por uma ideia para o meu segundo livro que me tem empolgado e, portanto, escravizado. Quando isto acontece, não há nada, ou quase nada, que logre desviar-me da escrita e eu estou desde Janeiro sem sair de casa (só para as consultas do hospital - ainda tenho cicatrizes no remendo do nariz, mas vai bem), feita bicho-do-mato, intratável, mas muito sensibilizada quando me escrevem.

Estou também a rever os dois volumes dos Contos e Novos Contos Eróticos do Velho Testamento, que dificilmente se encontram no mercado, tendo em vista uma nova edição num só volume. Considero estes contos os meus melhores textos, por neles ter ousado mais do que em qualquer outra das minhas obras e por estarem escritos numa linguagem poética, que é a mais íntima de mim.

Há quem diga que não vale a pena escrever contos, por não haver leitores para eles. Custa-me a crer! Podem ser belíssimos desafios da arte de escrever. Que pensam os meus queridos leitores? Podem dar-me a vossa opinião, para eu decidir se vale ou não a pena fazer nova edição?
Bem hajam!

Um beijo de muita amizade
Deana

2 comentários:

Zé Nuno disse...

Muito me apraz saber que esgotou a 1ª edição do Espião - fui rápido a comprá-la e um dos felizardos a consegui-la!

Quanto aos contos, embora um género diferente daquele que vende mais, é claro que há público para eles - e cada vez mais, na minha opinião.

Noutro dia ouvi o escritor Possidónio Cachapa elogiar os poetas dizendo que faziam a síntese ideal, aquilo a que todo o romancista aspirava: dizer numa frase o que se leva 400 páginas a encontrar.

Ora, se os Contos Eróticos são os seus melhores textos, escritos numa linguagem poética, como diz a Deana, então do que é está à espera? Avance sem demoras! :)

DEANA BARROQUEIRO disse...

Obrigada, caríssimo amigo e autor do divertidíssimo blogue Coisas Que Fascinam (http://jnpdiaries.blogspot.com/).

Sempre me incentivou com os seus comentários e o seu apreço. Estou quase a terminar a revisão e reformulação dos contos que, reunidos em um volume único, já estão organizados como aquilo que de facto são - os capítulos de um romance histórico que retrata o espinhoso percurso da mulher na Antiguidade. Sucedem-se diacronicamente e as personagens entrelaçam as suas vidas e os seus dramas, sob os crudelíssimos e arbitrários desígnios de Deus.

Julgo que nunca se fez este tipo de trabalho sobre a Bíblia e espero que, com esta editora, o livro possa chegar à maioria dos meus leitores, o que não aconteceu com a primeira edição, em dois volumes, faz agora seis anos.