16/10/2010

O que dizem os meus Leitores

Em tempo de grande actividade editorial e de movimento nas livrarias para o Natal que se aproxima, a Editora Ésquilo está a preparar a 3ª edição de "O Espião de D. João II" e promete ter nas livrarias o meu último livro, "O Romance da Bíblia". Aqui vos deixo as mais recentes opiniões e críticas dos leitores, repescadas na blogosfera:

"E muito obrigado pelos trabalhos literários de investigação que nos têm acrescentado conhecimento sobre o nosso querido Portugal".
Manuel Patarrana - Facebook 23/10/2010


Sobre O Espião de D. João II

"Gosto muito da sua escrita. Projecta quem lê no espaço e no tempo".
"Adorei ler o seu livro Deana! É fascinante. Um abraço".
Gisélia Gracias Ramos Rosa 24/10/2010

"Em O Espião de D. João II, Deana Barroqueiro leva-nos a viajar pelos continentes africano e asiático à boleia de Pêro da Covilhã, na sua demanda pelo caminho das Índias e do Preste João. Esta viagem é repleta de aventuras e percalços prontamente superados pelo protagonista e pelos amigos que vai fazendo ao longo da viagem. Além das aventuras da história, há a aventura para o leitor, deixado em tom de desafio pela autora: a fala do séc. XV, juntando ainda muitas expressões da Beira-Baixa (simpaticamente explicadas em pequenas notas de rodapé).
Na minha opinião, esta ideia da autora de escrever os romances com o português da época, transporta-nos para dentro do livro e leva-nos a imaginar que viajamos no séquito de Pêro da Covilhã. A autora descreve tudo com bastante pormenor, conseguindo a proeza de não tornar a leitura monótona, de tal forma que consegui visualizar os ambientes, perceber os usos e costumes da época.
Como alguém disse na página do Facebook da autora, fiquei “refém do livro” e da escrita (entretanto já li D. Sebastião e o Vidente, comprei O Navegador da Passagem e O Romance da Bíblia está na lista das próximas aquisições).
O "Espião" foi uma lufada de ar fresco, a grande maioria (para não dizer todos) os romances históricos que li, contam a mesma história de Reis e Rainhas e as intrigas das suas cortes. Ainda traz uma "lição" que serve bem para os dias de hoje, o convívio pacífico entre religiões. Do grupo de amigos no nosso espião fazem parte muçulmanos e judeus."
Susana Henriques - rating: ***** 03/09/2010

Goodreads - rating: Susana, Maria e Biblioferreira****+

"Estou a ler o livro ainda e a gostar imenso. A sua escrita é clara, sugestiva e desperta a curiosidade. Ainda mais sabendo que assenta em factos históricos". Gisélia Gracias Ramos Rosa 16/06/2010

"O livro O Espião de D. João II de Deana Barroqueiro, é merecedor de menção no que toca à ficção histórica em língua portuguesa, na actualidade".
Margarida de Castro 05/04/2010


Sobre O Romance da Bíblia

"Acabei de ler O Romance da Bíblia, da Deanna Barroqueiro e amei!
A dedicatória conquistou-me logo. Ia em busca de um livro para oferecer a uma amiga pelo aniversário e veio o seu - vezes dois! Porque ofereci um e trouxe outro exemplar para mim. Porque delas também reza a História."
ianita (Paraíso do Inferno)5/08/2010

"O romance é uma reedição de outras duas obras da autora sobre lendas, parábolas e histórias do Antigo Testamento, com as suas personagens sacralizadas, mas escrutinadas do ponto de vista feminino e focando a condição da mulher. Foi esta a razão porque me interessei por ler este livro. Assim, descobri um romance sensual, erótico, poético e muito violento, sobre uma época em que a falta de ética e moral originava um tremendo sofrimento e luta constante pela sobrevivência e integridade. Não é possível o distanciamento, porque existe a clara noção de que não se trata de mera ficção, porque sabemos que esta obra é resultado de uma apurada pesquisa e investigação sobre o que existe documentado. As mulheres eram propriedades, adquiridas por contrato, um bem que se dá, se troca ou se vende, segundo o interesse da família. Não eram consultadas ou ouvidas sobre os seus sentimentos e as suas vontades e o seu destino era consoante outros o designassem. Ora uma maldição, ora uma bênção, conforme a sua beleza, sagacidade, ou sorte. Por tudo isto, penso que este livro é realmente de interesse colectivo. Absolutamente."
Helena (Segredo dos Livros)11/09/2010

"Um galeria de mulheres do Antigo Testamento pintadas com mestria pela autora e que nos dão um retrato diferente daquele que lemos na Bíblia. Uma Sara (mulher de Adão) libidinosa e sedutora, a mulher de Onan cheia de malícia e ardis... para só citar 2 de tantas que a Deana nos traz com outras cores. Gostei muito. Um livro que se lê muito bem, mas que denota um profundo conhecimento da Bíblia e uma exaustiva investigação em textos da época, com a citação de vários poemas encontrados em livros antiquíssimos e de que gostei muito.Recomendadíssimo!"
Maria Afonso (Segredo dos Livros)20/06/2010

"Diz Maria Teresa Horta no prefácio que a Bíblia nos apresenta um “Velho Testamento moralista, repleto de anciãos preguiçosos, libidinosos e lascivos, de brutamentes ignorantes e violadores, convocados por um Deus irado frente à própria incompetência e à própria imagem, segundo a qual teria criado o homem, de quem afinal não gosta e castiga.” É contra esta visão que a autora se insurge, trazendo para a ribalta um lote de mulheres que, ao longo da história do povo judeu, estiveram longe de ser as esposas fiéis, as concubinas dóceis e as escravas submissas."
Sebastião Barata (Segredo dos Livros) 07/06/2010

Nota: Podem ler e ouvir excertos e mais críticas do romance em http://romancedabiblia.blogspot.com/

Sem comentários: