10/02/2014

O Mao do Atlético

atlético
É o primeiro chinês a comprar um clube profissional em Portugal. Quer valorizar os jogadores chineses.
João Paulo Meneses
Um cidadão chinês comprou em meados do ano passado 70 por cento da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Atlético Clube de Portugal, um histórico do futebol português, que se encontrava em pré-falência. O negócio foi concretizado no final do ano.
Eric Mao tem previsto deslocar-se a Lisboa por esta altura para reunir-se com o presidente da SAD, o seu amigo Nelo Vingada, e trazer mais dinheiro, para fazer face a despesas que vencem proximamente, já que o Atlético corria o risco de fechar.
Com poucas ou nenhumas receitas, e muitas dívidas, Eric Mao gastará pelo menos um milhão de euros por ano na SAD do Atlético, enquanto não começar a obter dividendos do investimento.
Eric Mao, ligado ao negócio do futebol na China, pretende fazer do Atlético uma montra para valorizar jogadores, muitos deles chineses. O plano passa por trazer para o clube jogadores chineses que se valorizem no futebol europeu e depois voltem à China com passes mais caros.
Essa fase ainda está um pouco distante, porque os responsáveis estão mais preocupados em garantir a manutenção do clube na 2ª liga (profissional), o que não será fácil face ao lugar que ocupam nesta altura (última posição).
Só depois de estabilizar desportiva e financeiramente a SAD é que Eric Mao poderá lançar o seu plano de dinamização do Atlético, o 12º clube com mais participações na primeira divisão, mas que nos últimos anos tem andado em profunda crise.
Para isso conta, pelo menos parcialmente, com Nelo Vingada – um dos mais experientes treinadores portugueses.
Vingada treinou o Dalian Shide, da primeira divisão chinesa, mas o presidente desse clube foi preso e o Shide extinto. Eric Mao está a ajudar Nelo Vingada, sobretudo a nível jurídico, a recuperar algum do dinheiro que não recebeu em Dalian e foi nessa altura que se estabeleceu a ponte para a compra dos 70 por cento da SAD do Atlético, um clube a que Vingada sempre esteve ligado, como jogador e treinador (na década de 1970).
Em troca dessa ajuda na China, Vingada aceitou ser presidente da SAD, embora já tenha dito que quer continuar a ser treinador e que poderá abandonar funções em breve, para voltar a emigrar. Moreira, um jogador que esteve na China e foi internacional por Portugal, e também conhecido de Eric Mao, será o substituto. Entretanto, e para ajudar o Atlético a recuperar na tabela classificativa, Moreira (35 anos) voltou a jogar, depois de já ter anunciado o fim da carreira.
Numa recente entrevista ao jornal Record, Nelo Vingada explicava que “qualquer jogador chinês que passe por um clube estrangeiro passa a ter mais valor e terá uma recepção melhor no mercado”. E é essa a aposta principal de Eric Mao.
O que se sabe deste empresário é que está ligado ao negócio do futebol, tem 34 anos e “um grande poder financeiro”, segundo Vingada. Mao será proprietário de um clube na segunda divisão chinesa (o Beijing Glory Football Club, treinado pelo luso-guineense José Tavares) e, tal como aconteceu em Portugal, terá uma parceria com um clube na Letónia, através da sua empresa Anping Football Clube Limited, que será também a proprietária dos 70 por cento da SAD do Atlético. Do Beijing Glory FC não se conseguiu saber mais. A Anping tem sede em Hong Kong, mas a referência, que surgiu na imprensa portuguesa, a negócios em Macau não foi confirmada por este jornal.
Licenciado em história pela Universidade Chinesa de Renmin, Mao (que aparece também como Mao Xiaodong) foi jornalista (trabalhou no canal Beijing News), sempre ligado ao futebol.
Daí passou para agente FIFA e para várias áreas ligadas ao futebol.
O PONTO FINAL dirigiu algumas perguntas ao empresário, mas sem sucesso.

Sem comentários: