09/02/2014

Os Jogos Olímpicos de Inverno e os Jogos da Lusofonia em Goa

A propósito das insuficientes notícias e transmissões, por parte dos nossos Media, dos Jogos Olímpicos de Inverno na Rússia, recordo com tristeza a total ausência de interesse pela 3ª edição dos Jogos da Lusofonia, que decorreu entre 18 e 29 de Janeiro de 2014, em Goa, Índia.

Tanto os nossos governantes (que deveriam ser dos mais interessados em promover e fortalecer as relações  de Portugal com os restantes países da Lusofonia) como os  vários meios de comunicação (nomeadamente os jornais e as televisões) ignoraram quase por completo este extraordinário evento, ., que teve lugar num  país e numa particular região que fazem parte da nossa História há mais de cinco séculos.

Assim, em constante crise e, perante a intransigência dos mercados e inoperância da Comunidade Europeia, seria do maior interesse para Portugal e o seu futuro, procurar manter vivas essas relações comerciais, culturais e de entreajuda com os países da Lusofonia, uma colaboração assente sobretudo numa Língua comum, herança dos primeiros portugueses que os visitaram e neles criaram raízes e  deixaram marcas, afinidades e tradições.

Será talvez graças a esse subestrato, essa memória colectiva, que a mascote dos Jogos da Lusofonia 2014, o JOJO, se parece tanto com o nosso galo de Barcelos? Onde o nosso sucesso foi enorme e  pela primeira vez a União Indiana permitiu que o nosso Hino fosse ali tocado, pela primeira vez após a nossa partida, fazendo imensos Goeses chorar de emoção ao ouvi-lo.

 Participantes:

Angola, Brasil, Cabo Verde, Timor Leste, Guiné-Bissau, Macau (SAR China), Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, e membros associados Guiné Equatorial, Goa (Índia) e Sri Lanka.
 
No final dos Jogos da Lusofonia, a Índia terminou em primeiro lugar no quadro de medalhas, com 92 medalhas, das quais 38 de ouro. Em segundo lugar ficou a delegação de Portugal, com 50 medalhas.

Medalhas 
Country Gold Silver Bronze Total
India 37 27 28 92
Portugal 18 20 12 50
Macau 15 9 14 38
Sri Lanka 7 11 13 31
Angola 5 8 14 27
Mozambique 4 4 5 13
Brazil 2 1 3 6
Guinea-Bissau 2 1 0 3
Cape Verde 1 6 5 12
Sao Tome and Principe 0 1 0 1
Timor-Leste 0 0 1 1
Total 91 88 95 274

Ver mais AQUI: http://www.lusofoniagames2014.gov.in/pt-pt
 

2 comentários:

João Ribeiro disse...

Boa tarde Deana,

Sobre um assunto relacionado enviei ainda em finais de 2013, por email uma sugestão para a A.R. que dizia o seguinte:

"Assunto: Condecoração aos Grandes Portugueses.

Mensagem: Boa noite,

Venho por este meio apresentar-vos a sugestão de criarem um prémio anual que premeie todos os grandes portugueses que conseguiram atingir prémios internacionais.
Neste ano de 2013 que está prestes a acabar é incrível a quantidade de portugueses, desportistas, estudantes, etc que conseguiram prémios a nível internacional ( pesca, tiro de precisão, canoagem, etc etc etc).
Não falo em prémios monetários, apenas uma simples gala em que sejam entregues medalhas a estes nossos heróis que em plena crise nos fazem sentir orgulhosos em sermos portugueses.
Uma simples comemoração que lhes diga que eles não são esquecidos, que vocês sabem que eles existem e reconhecem o seu valor. Acho que o País merece isto dos nosso heróis e os nossos heróis merecem isto do País.
Por favor pensem nisto, aliás não pensem, façam.

Obrigado pela vossa atenção,

João Ribeiro"

Muito sinceramente não pensei que obtivesse algum tipo de resposta mas um senhor do PS respondeu em nome pessoal. Disse que era um questão pertinente e que merecia reflexão e tomada de posição concreta. Entretanto, já em 2014 uma senhora voltou a contactar-me a informar de que: "foi dado conhecimento do conteúdo desta exposição, a todos os Senhores (as) Deputados (as) que integram esta Comissão Parlamentar, para os efeitos que julgarem adequados."

Agradeci o contacto e o feedback e que aguardava desenvolvimentos pela positiva sobre o assunto.

Não sei se irá haver mais desenvolvimentos, espero muito que sim...

Achei que tinha algum interesse partilhar com isto consigo Deana.

João Ribeiro

DEANA BARROQUEIRO disse...

Sem dúvida João Ribeiro, que tem imenso interesse e espero que alguns dos meus visitantes leia o seu comentário. Muito obrigada pela partilha e parabéns, sinceros, pela sua iniciativa. Um grande abraço.