21/01/2014

Maria João Pires - No Silêncio de uma Nota

 Maria João Pires está nomeada para os Grammy Award. Nunca nenhum português ganhou aquele que é o mais prestigiado prémio internacional da música. Vamos ver dia 26 de Janeiro, em Los Angeles, se a melhor intérprete mundial é portuguesa.

Veja aqui o documentário que a Panavideo realizou para a RTP2 sobre aquela que é considerada uma das melhores pianistas da atualidade a nível mundial.

Maria João Pires começou a tocar aos 3 anos, interpretando de memória peças que ouvia a sua irmã mais velha tocar. Aos 5 anos deu o seu primeiro concerto com obras de Bach e Mozart e aos 16 concluiu o curso de piano no Conservatório com nota 20 valores. Isto foi apenas o início de um percurso que a levou até à Alemanha, que a fez conquistar vários prémios e que a tornou numa das maiores intérpretes da atualidade.

Mas Maria João Pires não é de todo uma pianista convencional. Paralelamente à sua performance nas maiores salas de espetáculo mundiais, Maria João Pires conduz um trator, amassa pão e cultiva a sua ligação a Terra.

Sem comentários: