23/01/2014

Saramago deixa de ser publicado pela Caminho

por Ricardo Simões Ferreira - DN


Saramago deixa de ser publicado pela Caminho
A Editorial Caminho informou hoje que não chegou a acordo com as herdeiras de José Saramago, para continuar a publicar a obra do Nobel da Literatura, e a família procura agora nova editora, adiantou à Lusa fonte da Fundação.

"As herdeiras de José Saramago e a Editorial Caminho informam que não foi possível chegar a acordo sobre as condições contratuais que permitiriam continuar a publicar, nesta editora, a obra do escritor", lê-se no comunicado assinado pelas herdeiras do escritor, a viúva, Pilar del Rio, e a filha, Violante Saramago Matos, e ainda por Tiago Morais Sarmento e Zeferino Coelho, da Editorial Caminho.

"Cessa por isso, nesta data, a parceria iniciada há 35 anos, com a publicação de 'A Noite' (1979)", remata o comunicado enviado à agência Lusa.

Em declarações à Lusa, fonte da Fundação, falando em nome das duas herdeiras do escritor, garantiu que a obra do José Saramago "não vai ficar sem editor em Portugal": "Estamos à procura de uma nova editora", acrescentou.

José Saramago, falecido em junho de 2010 na ilha espanhola de Lanzarote, publicou praticamente toda a sua obra na Editorial Caminho, incluindo "Memorial do Convento" e "O ano da morte de Ricardo Reis", que fazem parte dos programas curriculares do ensino secundário, e o romance "Claraboia", editado em 2011.

Sem comentários: